segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - serviço de referência virtual

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Biblioteconomia
Disseminação da Informação
Aluna: Aldenívea Matias Coutinho mat. 10723169
Professor: Jesiel Gomes












Serviços de Referência Virtual: Subsídios para Implantação em Bibliotecas Brasileiras







Resumo



Esse estudo apresenta subsídios para implantação de Serviços de Referência Virtual (SRV) nas bibliotecas brasileiras. Através dos recursos existentes como os eletrônicos e a integração de múltiplas tecnologias possibilitando assim a criação de novos serviços. A partir desse estudo surgem os Serviços de Referência Virtual com a finalidade de atender uma demanda pré-existente, trazendo serviços mais dinâmicos, interativos e personalizados. Esse estudo concretizou-se para melhorias nas práticas existentes e disseminadas na literatura da área e nos sites de projetos de Serviços de Referência Virtual, tais como o The Virtual Reference Desk e o Question Point, criados com o objetivo de melhorar a relação entre os usuários, bibliotecários e fontes informacionais no ambiente virtual.


Palavras- Chave: Serviços de Referência Virtual, Integração de Múltiplas Tecnologias, Disseminação da Informação



Introdução

As bibliotecas estão em processo de transformação, devido a modernidade que traz a disponibilidade de recursos tecnológicos através dos meios de comunicação, influenciando assim de forma positiva o usuário. Nesse novo mundo, o trabalho intelectual e as habilidades das pessoas são mais valorizados, o ser humano tem o papel fundamental,pois só ele é capaz de assimilar a informação e provocar mudanças, mais é necessário que ele tenha acesso a informação, pensando nisso a biblioteca investe na prestação de serviços e no serviço de referência.
O serviço de referência tem a finalidade de prestar assistência ao usuário e facilitar o acesso a informação, busca no mundo virtual a melhor forma de melhorar a informação para atender com mais eficiência o que o usuário busca, surgindo assim o serviço de referência virtual, que utiliza recursos eletrônicos no processo de comunicação com o usuário, permitindo com que o usuário possa pesquisar em qualquer hora e de qualquer lugar do mundo.
O bibliotecário que atua no setor de referência tem uma posição fundamental, pois é ele o responsável por garantir a informação em tempo hábil,para isso tem que ter uma boa base de conhecimento, raciocínio lógico e atualização constante, dentro dessa expectativa o serviço de referência tem uma importância estratégica, em sintonia com as exigências da nova era, o SR vem incorporando a sua base os recursos eletrônicos existentes, criando novos serviços desenvolvidos e disponibilizados em ambiente virtual, os serviços de referência virtual estão se tornando realidade, o SRV busca dar assistência aos usuário on line identificando a necessidade de informação do usuário e dando acesso as fontes que solucionarão os seus problemas,os SRVs podem ser utilizados por várias ferramentas de comunicação, por E-mail, formulários, chat, videoconferência.
O serviço mais utilizado é o E-mail porém ele é um serviço assíncrono, não é realizado em tempo real,a oferta de SRV em tempo real faz parte da realidade de vários países, que criaram projetos colaborativos para oferecer serviços mais ágeis e otimizados, com racionalização de custos, recursos humanos e tecnológicos.As bibliotecas que fazem parte do projeto,têm acesso a múltiplas fontes de informação, prestam um atendimento de qualidade aos seus usuários.
A produção exponencial de conhecimentos fez com que as bibliotecas criassem acordos de cooperação que se efetivaram em catálogos coletivos, redes cooperativas de catalogação e , atualmente em bibliotecas digitais e virtuais, tais serviços apresentam uma série de benefícios, já que permitem às instituições participantes o compartilhamento de suas habilidades e recursos específicos.
Há um serviço de referência on line criado pela Library of Congress em parceria com a on line computer library Center que é o question point que foi disponibilizado em junho de 2002, as bibliotecas participantes permanecem interligadas em rede e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, a qualquer usuário,em qualquer parte do mundo provendo informação com credibilidade.Qualquer biblioteca pode participar desse serviço, no início do projeto não havia custos para as bibliotecas participantes, porém com a sua ampliação foi feito o acordo nas reuniões deliberativas do grupo que esse serviço passaria a ser cobrado.
O question point oferece as bibliotecas participantes do projeto recursos que viabilizam a inplantação e o gerenciamento de serviços de referência virtual em suas instituições, o serviço opera da seguinte forma o usuário solicita uma informação a uma biblioteca participante do question point , essa biblioteca dependendo da situação pode encaminhar a pergunta ao programa responsável pelo o gerenciamento dos pedidos, o Request Manager que executa uma busca na base que contém os arquivos das bibliotecas participantes para decidir qual delas está apta a responder aquela pergunta. Essas informações são utilizadas pelo RM no momento da definição da biblioteca para onde será remetida a pergunta. O serviço de referência tem início no centro do círculo onde um usuário faz uma pergunta a um bibliotecário de referência de uma biblioteca.
Há diversa modalidades de atendimento, levando-se em conta o perfil de cada biblioteca e a forma de participação no serviço.Existe um projeto chamado The Virtual Reference Desk Project (VRD) que tem como objetivo estabelecer um serviço cooperativo nacional de referência virtual para os membros formados por professores, estudantes educadores, especialistas, bibliotecários, administradores e outros.Trata-se de um projeto dedicado ao melhoramento dos serviços de referência e à criação e operação de serviços de informação baseados na Internet com mediação humana.

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