segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: Disseminação da Informação I ALUNA: JOSE HELIO GOMES JUNIOR MATRÍCULA: 10723156

RESUMO

O texto aborda o serviço de referência, apresentando, dentre outras coisas, oseu processo evolutivo. Este serviço surgiu desde o início do surgimento dasunidades acadêmicas que levaram o surgimento do procurar entender, ou seja,surgiram perguntas que demandaram respostas e resultaram no destaque ao serviçode referência que está intimamente ligado a pergunta e a resposta, a procura eao encontro. A expressão SERVIÇO DE REFERÊNCIA, vem diretamente do [WINDOWS-1252?]inglês“REFERENCE WORK, tendo como raiz o verbo referir, do latim, REFERRE, quesignifica: indicar, informar. Segundo FIGUEIREDO (1992), a primeira referênciavaga e indireta, a este serviço, ocorreu durante a 1ª conferência da AmericanLibrary Association em 1876, quando Samuel Sweet menciona a relevância doauxílio aos leitores. E, em 1930 é apresentado, por James I. Wyer, o primeiromanual escrito sobre o serviço de referência. No Brasil, o serviço de referênciafoi inaugurado em 1910, pela biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, porém, aseção de referência só foi organizada reconhecendo a sua utilização para apessoa que busca informação para quaisquer finalidade, em 1944. FOSKETT (1969)diz que o serviço de referência vai de uma vaga noção de auxílio aos leitoresao seviço de conhecimento destes. É o diálogo, o olho no olho, a face na face.GROGAN (1995), diz que equívocos como o de reduzir o serviço de referênciasimplesmente ao conteúdo de obras de referência ou o de que seus serviçoslimitam-se à bibliotecas de referência devem ser identificados e evitados pelobibliotecário. O principal objetivo do serviço de referência é auxiliar oconsulente quanto a recuperação da informação e para isso MARTINS; RIBEIRO(1979) E LITTON (1979) apresentam três estilos: conservador, moderado ouliberal. GROGAN (1995), questiona a existência ou não de teorias sobre oserviço de referência, considerando clara a necessidade da aliança entre teoriae prática para melhor desenvolvimento do serviço de referência. E, para que osobjetivos do serviço de referência se concretizem é importante, dentre outrascoisas, haver interação do serviço de referência com as demais unidades dabiblioteca, relação recíproca entre o serviço de referência e de aquisição etanto biblioteca quanto bibliotecários precisam crescer e evoluir nas novastécnicas de atendimento. -------------------------------------------

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