UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFa: Dra. ISA MARIA FREIRE
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: ANTONIO MARTINS DA SILVA JÚNIOR – 10723158
1 – Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca?
As razões da entrevista aos usuários em uma biblioteca é importante, porque se trata de uma ferramenta nos serviços prestados numa biblioteca, principalmente ao profissional de referência, onde através dela eles poderão compreender e identificar as necessidades dos usuários com mais clareza e objetividade, obtendo quase sempre uma resposta correta e adequada a sua necessidade.
2 – Como se dá o processo da entrevista?
O processo de entrevista se dá quando o usuário chega a uma biblioteca à procura de informação desejada, e o bibliotecário de referência o atende fazendo uma pequena entrevista para saber a sua necessidade, começando assim um elo com o usuário. E para isso o bibliotecário deve ser uma pessoa competente tanto na parte da formulação das perguntas quanto ao respondê-las.
3 – O que significa filtros de Taylor?
É o processo pelo o qual o bibliotecário deve realizar quando os consulentes quiserem informações sobre assuntos do qual o profissional de referência não tenha jamais se defrontado com ele, e para isso ele poderá usar os seguintes caminhos para atender a necessidade do usuário: perguntar ao consulente, que em geral sabe sobre o assunto, ou pelo menos poderá colocar o bibliotecário no caminho certo ou poderá consultar um dicionário, uma enciclopédia ou outra ferramenta que possa lhe ajudar a fornecer a informação para o usuário.
4 – O que é uma consulta incompleta?
Uma consulta incompleta ocorre quando o usuário não consegue expressar em forma verbal, com precisão, sua necessidade de informação completa, onde o bibliotecário esperto e experiente reconhecerá de imediato a necessidade do usuário.
5 – Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles?
As características do usuário indeciso – são usuários que quando procuram o bibliotecário, apresentam questões sobre assuntos, que não passam de hipótese por parte do usuário sobre a possibilidade de se encontrar uma solução, onde de modo algum dirão que se sentem indecisos, e a menos que o bibliotecário seja suficientemente um bom observador para perceber isso, de imediato ou durante a conversa subseqüente.
As características do usuário equivocado – são usuários que nem conseguem identificar seu problema, fazendo com que os bibliotecários tenham dificuldades em ajudá-los, por que esses usuários decorrem do fato de eles acreditarem que identificaram o problema, não se dando conta que sua solução não passa de hipóteses, e que para solucionar seu problema precisarão de base sólidas.
Com relação às características apresentadas dos dois tipos de usuário, me identifico com as características do usuário indeciso, onde procuro junto ao bibliotecário buscar a melhor solução para o meu problema.
6 – O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?
As perguntas abertas têm mais possibilidade de êxito que as perguntas fechadas, que limitam o tipo de resposta a ser dada, seja a um mero sim ou não, sejam a uma dentre um conjunto de possibilidades especificadas. As perguntas abertas são da natureza muito menos restritiva, deixando a decisão quanto à quantidade e tipo de informação constante da resposta muito mais nas mãos da pessoa a quem estejam sendo dirigidas as perguntas.
7 – As restrições são possíveis de serem sanadas?
Em minha opinião as restrições não são possíveis de serem sanadas, por que é através da restrição que o profissional da informação poderá ofecerer o material adequado para o usuário, eliminando assim muitas referências indesejáveis para o usuário.
8 – Na busca informatizada, a terminologia é importante?
A terminologia é muito importante na busca informatizada por que ela depende bastante da linguagem, onde o bibliotecário precisa aproveitar o ensejo propiciado pela entrevista ao usuário, para obter o máximo possível em matéria de vocabulário técnico, sinônimos e etc., principalmente quando se tratar de um campo especializado.
9 – É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de inter-relação pessoal com seus usuários?
Com certeza, por que através da comunicação e da relação inter-pessoal com o usuário, o bibliotecário poderá ter melhores condições na forma de interagir, exercendo uma influência muito maior do seu conhecimento e na sua capacitação intelectual, além de poder ser visto pelos os como profissionais amigáveis, autoconfiantes e dignos e não como enciclopédias ambulantes.
10 – Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuários em uma biblioteca?
Isso acontece por causa de muitos usuários sentirem constrangimento e medo de solicitar ajuda ao profissional da informação, principalmente quando estão em públicos, além de muitas bibliotecas possuírem problemas de estrutura física e de gestão administrativa. Outro problema muito comum em bibliotecas são os serviços que deveriam ser prestados pela as bibliotecas, onde muitos dos profissionais não estão capacitados e principalmente sem amor a profissão, causando ainda mais o problema da relação entre bibliotecários e os usuários.
11 – Por que prestar atenção é mais importante do que falar?
Prestar atenção ao usuário é uma ótima ferramenta para tentar atender a necessidade dos usuários, mas para isso acontecer o bibliotecário deve ser um ouvinte atento, ouvindo as maneiras de como as coisas são ditas, os tons usados, as expressões e os gestos empregados durante a entrevista, para tentar chegar a informação desejada pelo o usuário ou tentar orientar e fornecer outras ferramentas para a solução do seu problema.
12 – Qual a sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa?
A minha atitude com relação ao usuário é de tentar criar diretrizes junto à instituição, para aproximar o usuário com suas dúvidas ao profissional bibliotecário. Para que isso ocorra poderemos verificar junto à gestão administrativa de como estão sendo executados os serviços aos usuários, realizando um diagnóstico ou questionário sobre a qualidade dos serviços prestados pela a biblioteca e sugerindo opiniões sobre os serviços executados pelos os profissionais que ali trabalham e sugestões de melhorias para a instituição e para seus clientes.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário