segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - serviço de referência virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
DISCILINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFESSOR: JESIEL FERREIRA GOMES
ALUNA: MARIA AUXILIADORA COSTA DIAS – 10723164

SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VIRTUAL: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM BIBLIOTECAS BRASILEIRAS

RESUMO

O texto aborda subsídios para implantação de Serviços de Referência Virtual (SRV) em bibliotecas brasileiras. Inicialmente é exposto um breve comentário sobre o surgimento e a finalidade do serviço de referência que segundo os autores Linguanotto, grandi, Sampaio (2001. P.17), manteve sua essência ao longo dos anos, acrescentando a autora que as mudanças são apenas na maneira de como o serviço é prestado devido o surgimento de novas ferramentas de busca e recuperação das informações surgidas com os avanços tecnológicos. Com o mundo moderno e as disponibilidades dos recursos tecnológicos as bibliotecas estão mudando. O acesso a informação é cada vez mais necessário e o principal mediador entre ela e o que dela necessita é o Serviço de Referência. O usuário necessita cada vez mais de informação em tempo real surgindo, com isso, o serviço de referência virtual que busca dar assistência aos usuários on line, utilizando-se de recursos eletrônicos no seu processo de comunicação. O bibliotecário de referência é definido como alguém de fundamental importância na biblioteca e o serviço de referência virtual como um serviço eletrônico onde usuários se comunicam frequentemente em tempo real, com uma equipe de referência sem estar fisicamente presente. O texto também apresentou as melhores práticas do SRV já existentes e algumas das diretrizes estabelecidas pela IFLA (2004) e pela RVSA (2004), consideradas básicas para implantação do Serviço de Referência Virtual nas bibliotecas brasileiras.

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