segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

ALUNO: GILSON DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA
CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO
TÍTULO:AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NAS DEZ MAIORES BIBLIOTECAS DO SISTEMA DA UFMG
AUTORES: Gabrielle Francinne Carvalho e Reinaldo Costa
FONTE: X EREBD – ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE E CENTRO-OESTE.

RESUMO

O serviço de referência, a pesar da história da biblioteca de Alexandria,tão remota obteve um espaço tão grande quantos os bibliotecários nesses últimos anos. A função do bibliotecário é facilitar ao usuário a informação que necessite de acordo com a pesquisa que tenha faze. Foram feita uma pesquisa nas dez bibliotecas setoriais da universidade UFMG, para saber como estava oferecendo o serviço de referência e foi constatado que o serviço não estava de acordo, como era pra ser executado, logo de cara estava faltando uma nova administração e uma gestão de conhecimento. O autor aborda também para que tenha uma boa postura de gestor, administrador e empreendedor, do conhecimento da informação, no todo funcionários é preciso vários treinamento para todos profissional da informação.Para uma biblioteca tenha uma boa referência de sempre inovadora é preciso um direcionamento de mudanças, transformação, realinhamento, manutenção,e o fim de uma ação.por isso, que o bibliotecário é o responsável pela a prestação de serviço de referência. A palavra esta no masculino “bibliotecário” mas 80% é do sexo feminino que comanda esse serviço e 20% é do sexo masculino. Outro ponto tão importante nessa avaliação foi a falta de funcionários, as falta de ferramentas que ainda não estava disponível, a dificuldade na falta de recursos humano como em estrutura e ferramenta tecnológicas. Foi também verificado que ainda a que muito a fazer, ou seja, a melhorar o serviço de referência obtendo um direcionamento pessoal o usuário a utilização das matérias impressos e auxiliares a pesquisa.Competem a este serviço, juntamente com o bibliotecário de referência promover ou a facilitar o usuário as novas tecnologias para além do espaço tradicional da biblioteca a fim de acompanhar as mudanças trazidas pelas literaturas. A administração do serviço de referência precisa estar envolta em um planejamento, para que seja bem conduzido de forma organizada, que um bibliotecário não seja um só funcionário , ou seja, um profissional, administrador, um gerente, um comprador, um coordenador, para verificar se a biblioteca está cumprindo seus objetivos e avaliar. “Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização” (ALMEIDA,2005,P.12). Assim com essa mentalidade serve para medir o desempenho de qualquer instituição e, a partir disso há uma permissão de qualidade ou de qualificação que será observado durante sua convivência.Segundo o autor para obter uma implantação desta nova gestão em qualquer organização tem por objetivo garantir a comunidade em que ela está inserida, que a informação gere conhecimento , sendo este conhecimento do próprio recurso de grande importância dentro de um contexto organizacional num ambiente de um a universidade.

PALAVRAS-CHAVES: SERVIÇO DE REFERÊNCIA;AVALIAÇÃO DE SERVIÇO;BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS.

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