segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Disseminação da Informação Aluna: Aldenívea Matias Coutinho Mat. 10723169 Professor: Jesiel Gomes Almeida, Maria Cristina Barbosa de.Planejamento de bibliotecas e serviços de informação.2.ed. Brasília: Briquet de Lemos,2005 Almeida Junior, Oswaldo Francisco de. Biblioteca pública: avaliação de serviços .Londrina: Eduel,2003. Resumo Avaliação do Serviço de Referência nas Dez Maiores Bibliotecas do Sistema da UFMG O objetivo desse estudo é avaliar se as dez maiores bibliotecas do sistema da Universidade Federal de Minas Gerais estão realizando de modo efetivo o serviço de referência tal como é exposto na literatura recente da área, pois foi necessário através de uma revisão de literatura resgatar a história deste serviço,com a finalidade de trazer mudanças pela incorporação de novas tecnologias, com o objetivo de avaliação do serviço oferecido pelas bibliotecas, usou-se como base de coleta de dados, o questionário, o qual foi direcionado aos bibliotecários de referência.Foi feita uma pesquisa com a finalidade de traçar o perfil do bibliotecário,os serviços oferecidos e se são realizados de modo online e quais as fontes eletrônicas disponíveis e foram feitas perguntas também aos bibliotecários sobre qual o seu entendimento sobre o serviço de referência.Ficou comprovado que a tecnologia possibilitou um aumento nos serviços,mais são oferecidos pouquíssimos através do meio online pelas bibliotecas do sistema,devido a esse fato, elas não acompanham as mudanças refletidas na literatura,Considera-se então que o serviço de referência seja tratado sob uma nova administração voltada para a gestão do conhecimento. Palavras chave: Serviço de referência; Avaliação dos serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias; Gestão do conhecimento Introdução A história do serviço de referência é considerada recente, se comparada com a das bibliotecas. As origens da biblioteca remontam a Antiguidade enquanto o serviço de referência aparece com um espaço formal, apenas no final do século XIX. Assim sendo o serviço de referência vem garantindo espaço nas bibliotecas e passa a ser uma das principais que ela oferece , hoje o serviço de referência é considerado como a mais significativa prestada pelo profissional bibliotecário, pois é através dela que a biblioteca se manifesta ao usuário, é pelo setor de referência que se transfere a informação necessária para o usuário, esse serviço tem uma grande importância nas bibliotecas universitárias, uma vez que são destinadas a atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários, assim o serviço de referência se torna suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. O objetivo disso é avaliar se as dez maiores bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais estão realizando o serviço de referência como é necessário. Percebeu-se que o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome, a função do departamento de referência era auxiliar os leitores no uso das obras, e sua finalidade era providenciar que o pesquisador tivesse acesso a informação nos livros ou por meio deles. No final dos anos 60 e início dos anos 70 o serviço de referência passa a se diferenciar ,ampliando-se, diferentemente do conceito de obras de referência que pouco sofreu alterações.O serviço de referência e informação deixa de ser um espaço isolado,caracterizado por uma mesa onde se instalava um bibliotecário e uma instante com obras de referência. O novo ambiente das bibliotecas passa por mudanças ,essas mudanças são sentidas não só na literatura biblioteconômica,como no dia -a dia dos serviços oferecidos por elas, é nesse período que surgem as bibliotecas híbridas que agregam diferentes tecnologias em seu espaço físico, seja através da automação dos catálogos até a disponibilização das obras em meio eletrônico sem que deixem de existir em um espaço concreto. O sistema de bibliotecas da UFMG é composta por 26 bibliotecas setoriais que abrange as áreas de ciências agrárias ,ciências biológicas,ciências exatas e da terra e ciências humanas e sociais aplicadas, que são vinculadas tecnicamente à biblioteca universitária, atendem os usuários da comunidade interna, alunos do ensino fundamental, médio graduação, professores e funcionários, quanto usuários da comunidade externa. A escolha das dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG é devido a importância do serviço de referência dentro desse contexto em que se inserem, tanto maior a biblioteca, quanto mais importante este serviço de referência se torna como auxiliar na localização de livros, no site da biblioteca universitária foram encontrados, a biblioteca digital de teses e dissertações, guia do usuário, comutação bibliográfica. A administração do serviço de referência tem que fazer um planejamento para que aja organização uma vez que é neste setor que ocorre a interação entre o usuário, o bibliotecário e a informação .Um dos instrumentos para verificar se a biblioteca está cumprindo seus objetivos é avaliá-la,isto é, atribuir valor, julgar mérito e relevância e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação, através dessa avaliação é possível estabelecer as competências a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas com a intenção de melhorar tanto a quantidade como a qualidade do serviço. Os bibliotecários precisam avaliar constantemente o serviço de referênci8a para que possam analisar se o serviço prestado configura-se como o almejado, por isso a avaliação é de grande relevância para as bibliotecas e bibliotecários, pois é através dela que se pode direcionar mudanças ,manutenção e o fim de uma ação. Expondo o perfil dos bibliotecários de referência, verificou-se que a maioria são mulheres e o restante são homens, foram feitas perguntas aos bibliotecários se eles sabiam qual a finalidade do serviço de referência, todos responderam que sim. Buscou-se identificar quais os serviços oferecidos e se estes realizam no meio online ou tradicional, foi verificado o grau de intensidade destes serviços.Para além da identificação dos serviços buscou-se verificar se os serviços passam por algum planejamento, controle estatístico das atividades e avaliação do serviço de referência

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