RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
1) Quais as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca? Ambigüidade,consulta incompleta e finalidade técnica.
2) Como se dar o processo da entrevista? A parti do problema básico do consulente até a solução acordada para ele.
3) O que significa filtros de Taylor? É um método que auxilia o bibliotecário a compreender e classificar as perguntas do consulente em uma entrevista.
4) O que é uma consulta incompleta? É aquela na qual o consulente não consegue expressar em forma verbal sua necessidade de informação.
5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles? O equivocado: sabe o que precisa mas não formula a questão de maneira correta. O indeciso: não tem certeza do que precisa, ou seja, se mostra vacilante diante da informação que deseja.. Quando uma informação é muito complexa, as vezes fico equivocada .
6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada? As perguntas abertas, porque por serem menos restritas tem mais probabilidade de êxito.
7) As restrições são possíveis de serem sanadas? Sim, através das perguntas neutras.
8) Na busca informatizada a termologia é importante? Sim, porque ela depende totalmente da linguagem, assim como a tradicional.
9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de inter-relação pessoal com seus usuários? Sim, porque a relação bibliotecário-usuário é fundamental para que o usuário sinta-se seguro, confiante e a vontade na biblioteca.
10) Porque o bibliotecário é o maior problema para os usuários em uma biblioteca? Porque para os usuários a simples presença do bibliotecário o deixa impotente, pois eles acreditam que o bibliotecário sabe tudo e sente medo de admitir sua ignorância e que tal situação afeta o seu ego, diante desse s fatos muitos saem da biblioteca sem a informação que precisam.
11) Porque prestar atenção é mais importante do falar? Porque prestando atenção ao consulente quando ele ta falando, o estimula a proporcionar espontaneamente mais informações da qual ele busca.
12) Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa? Em primeiro lugar a interação total com meu usuário para que ele tenha liberdade de expressão, como também passar confiança para que ele tenha capacidade de comunicação , só assim eu tenho a certeza de que ele voltará. Quanto a administração acredito que organização e métodos sejam de suma importância para alcançar os objetivos e obter êxito.
Ivanilda Bezerra Cavalcanti, Acadêmica do curso de biblioteconomia da UFPB.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário