UFPB -UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: JESIEL GOMES ALUNA: JOSE HELIO GOMES JUNIOR MAT.: 10723156 RESUMO DO TEXTO AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO:PERMANÊNCIAS E INOVAÇÕES
O serviço de referência mesmo considerado recente em relação a história dasbibliotecas vem ganhando espaço dentro das unidades e constitui uma dasprincipais funções que ela oferece. Pela importante prestação dê serviço afunção de referência / informação foi considerada realmente importante para oprofissional bibliotecário, pois através dela o usuário tem acesso necessáriopara o seu estudo e pesquisa. A difusão da informação é a razão de ser das unidades de informação e deve sera sua preocupação principal. Dando menção idoneidade do serviço de referênciaretomou-se a literatura biblioteconomia percebendo-se que no início o serviçode referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome nouso das obras a função do departamento era a de auxiliar os leitores.Deferindo-se como auxílio o serviço de referência prestado pelo bibliotecáriosao usuário que precisa de ajuda para encontrar livros ou dados necessários aqualquer espécie de estudo ou a outro objetivo particular. Torna-seimprescindível este serviço de referência de acordo com o tamanho do espaçofísico das bibliotecas. A biblioteca digital de teses e dissertação da UFMG:disponibiliza na íntegra, para as comunidades interna e externa a produçãocientífica oriunda dos 62 programas de pós-graduação sericto sensu dauniversidade. Na administração do serviço de referência é preciso atribuição de méritos evalores para conduzir um planejamento que induza de forma perfeita e organizadaa interação entro o usuário e o Bibliotecário. Efetivando assim a utilização dabiblioteca e seus recursos na avaliação das dez maiores bibliotecasverificou-se um perfil dos bibliotecários de referência que a maioria é do sexofeminino e que uma minoria é do sexo masculino. Os bibliotecários de referênciaprecisam saber com exatidão a finalidade do serviço a ser prestado. É o serviçono qual o bibliotecário mantém um contato direto com público sendo este pessoalon-line ou por telefone. Atendendo as suas questões de pesquisas e suas dúvidastentando da melhor forma de atendimento na busca de auxílio e estratégias paradivulgar um serviço de referência com dados exatos de informação. Portanto, para isso é necessário a conscientização por parte dos bibliotecárioa fim que adotem uma nova postura a de gestor, administrador, empreendedor doconhecimento e da informação. -----------------------------------------------------------------------
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário