segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNO: SANDERLI JOSÉ DA SILVA SEGUNDO MAT: 10713168
PERÍODO: 2009.2
04 JAN. 2010

REFERÊNCIA:
CARVALHO, Gabrielle Francinne, COSTA, Reinaldo. Avaliação do Serviço de Referência nas Dez Maiores Bibliotecas do Sistema da UFMG. In: X EREB, 30 out. – 02 nov. 2009, Goiás.
Avaliação do Serviço de Referência na UFMG

O Serviço de Referência é algo recente, mesmo assim, já é indispensável para o bom funcionamento da Biblioteca. Ele tem a função de colher a informação para o usuário. Tendo por base todo esse contexto, se faz necessário medir o nível de eficiência do serviço nas bibliotecas. Aqui iremos analisar as da UFMG.
As Bibliotecas do sistema da Universidade Federal de Minas Gerais estão num patamar de modernidade: possuem sistemas de automação, disponibilização de obras por meio eletrônico, atendem tanto a comunidade interna como externa, dentro outros pontos... Mas nenhuma dessas características provam que o SE está sendo satisfatório para os usuários.
A pesquisa mostrou que os bibliotecários sabem o princípio do SE que é atender o usuário, mas desconhecem da profundidade desse serviço e sua vasta gama de atividades. Fora que eles ainda não conseguem acompanhar as atualizações tecnológicas do SE. Uns não conseguem planejar as atividades, outros não conseguem fazer uma boa avaliação do serviço, ou seja, inúmeras falhas que dificultam a evolução do Serviço de Referência nessas bibliotecas. Essa situação só irá mudar quando os bibliotecários assumirem uma nova postura! A de Gestor da informação. Buscando, ao máximo, absorver as inovações tecnológicas na área, tendo como meta a disseminação da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário