segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respostas Normando

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNO: RAIMUNDO NORMANDO MADEIRO MONTEIRO
MATRICULA: 10723178


A PRÁTICA DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA


Respostas as questões formuladas


1) Quais são as razões para fazer uma entrevista em uma biblioteca?

Uma entrevista feita ao consulente irá garantir ao bibliotecário a quantidade de informação que o consulente deseja e em que nível e quais as fontes que o usuário já consultou só assim o bibliotecário irá identificar e compreender o pedido do usuário.



2) Como se dá o processo da entrevista?

Através de uma gama de perguntas feita pelo bibliotecário ao usuário, aonde vão definindo melhor o tema da consulta, onde também o bibliotecário seleciona dados importantes que ajudam a busca, sendo seguido por uma serie de cinco filtros e os criados honestos de Kipling.


3) O que significa filtros de Taylor?

É uma determinação do assunto, ou seja, o bibliotecário pode convocar o primeiro dos seis criados honestos de Kipling e fazer a pergunta ‘o que?’ e em seguida as demais, ‘Por que’ e ‘Quando’ e ‘Como’ e ‘Aonde’ e ‘Quem’.


4) O que é uma consulta incompleta?

É onde pode restar um aspecto importante que é certificar-se que a questão esteja completa como expressão da necessidade de informação do consulente, onde carecerá de um elemento desejado ou do conhecido, e ocasionalmente de ambos, onde se precisa desenvolver mais o componente insuficiente, fornecendo mais dados, tornando-o mais especifico.

5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles?

O indeciso é aquele que não tem certeza do que procura. São vacilantes quanto ao tipo de informação que necessitam. Já o equivocado é aquele que não consegue identificar seu problema, onde eles acreditam piamente que identificaram o problema, onde não só desconhecem o que precisam, mas desconhecem o que desconhecem.
Bem, às vezes me sentia perdido em algumas consultas que fazia, mas hoje me sinto mais confortável para realizar pesquisas, proveniente dos conhecimentos que venho adquirindo durante o curso de biblioteconomia.

6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?

Com certeza uma pergunta aberta, pois, são de natureza muito menos restrita, com mais amplitude de resposta, tendo mais probabilidade de êxito. Têm um padrão de entonação ascendente.

7) As restrições são possíveis de serem sanadas?

É preciso que o bibliotecário procure saber se o consulente tem condições de ler o material solicitado, isso certamente simplificará a busca e, portanto, a tornará mais fácil e produtiva, só assim as restrições são possíveis de serem sanadas.

8) Na busca informatizada a terminologia é importante?

Sim, pois, uma vez que as buscas informatizadas dependem bastante da linguagem, tem-se de dar mais atenção à terminologia, e o bibliotecário precisa aproveitar o ensejo propiciado pela entrevista para obter o máximo possível do consulente em matéria de vocabulário técnico.

9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de inter-relação pessoal com seus usuários?

Para que o bibliotecário não seja visto como um mero burocrata, mas como alguém que exerce uma função humanística, está comunicação e inter-relação pessoal com os usuários é de fundamental importância, para que não fique restrito apenas numa transferência de informação, pois é um ato social.

10) Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuários em uma biblioteca?

Pelo simples motivo de que os usuários se sentem constrangido em perguntar, às vezes pelo fato de não se sentirem a vontade com o bibliotecário, em não saber em que lugar se encontra o serviço de referência, pela formalidade, menor contato visual, maior tendência a parecer ocupado, às vezes até o receio de perguntar.

11) Por que prestar atenção é mais importante do que falar?

Porque ouvindo faz o consulente a proporcionar espontaneamente mais informações, só assim informa ao entrevistado que seu problema foi compreendido, portanto é uma tarefa árdua e exige que o bibliotecário esteja alerta para todas as deixas verbais e não-verbais que ocorram.

12) Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa?
É uma atitude não só profissional como humanística, não se deve apenas se restringe a uma prestação de um serviço, mas deixa o usuário satisfeito em todos os aspectos, seja ele profissional como também pessoal, portanto esta abordagem possui um efeito positivo quando se trata de gestão administrativa, o bem-estar de seus clientes.

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