segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
DISCILINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFESSOR: JESIEL FERREIRA GOMES
ALUNA: MARIA AUXILIADORA COSTA DIAS – 10723164

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NAS DEZ MAIORES BIBLIOTECAS DO SISTEMA DA UFMG

RESUMO

O texto avalia o serviço de referência oferecido pelas dez maiores bibliotecas do sistema da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com base na literatura recente. Inicialmente é exposta uma revisão da literatura resgatando a história do serviço de referência que pode ser considerado recente, se comparado a história das bibliotecas, aparecendo, como um espaço formal, apenas no final no século XIX e desde então ganhando espaço dentro das bibliotecas passando a constituir uma das principais funções que ela oferece. Inicialmente o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome, cuja função era auxiliar os leitores no uso das obras. No final dos anos 60 e início dos anos 70 seu conceito começa a se diferenciar, sendo levado a uma ampliação e tornando claro o caráter de serviço fim da biblioteca, local de mediação entre a necessidade informacional dos usuários e a informação. Adquirindo a partir dos anos 90 uma dimensão ainda mais ampla por adotar as facilidades oferecidas pela tecnologia que disponibiliza recursos informacionais acessíveis diretamente da web. Para avaliação do serviço oferecido utilizou-se como instrumento de pesquisa, o questionário, cujas respostas descreveram o perfil dos bibliotecários e do serviço de referência vinculados às dez bibliotecas. Procurou-se saber sobre o conhecimento dos bibliotecários com relação à finalidade do serviço de referência; quais os instrumentos que efetivavam os serviços oferecidos; a eficiência das ferramentas disponíveis; as fontes de informação disponíveis no site de cada biblioteca; a identificação dos serviços oferecidos e se estes se realizam no meio on line ou tradicional. Buscou-se também verificar se os serviços passam por algum planejamento, controle estatístico das atividades e avaliação do serviço de referência. Com base na literatura pode-se então perceber que pouco são os recursos amplamente oferecidos pelas dez bibliotecas, tanto no sentido de recursos humanos como de ferramentas tecnológicas, o que mostra um atraso do serviço de referência com relação às mudanças refletidas na literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário