segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - avaliação do serviço de referência

Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa, 07 de Janeiro de 2009
Aluna: Caroline G. da N. Vasconcelos Mat. 10723181
Prof. Jesiel Ferreira Gomes

Resumo – Disseminação da Informação I

O serviço de referência era inicialmente vinculado a um departamento de mesmo nome. “Assim a função do departamento de referência era auxiliar os leitores no uso das obras, e sua função era providenciar que o pesquisador obtivesse o acesso à informação.
No final dos anos 60 e inicio dos anos 70, o conceito de serviço de referência começa a se diferenciar sendo levado a uma ampliação diferente do conceito de obras de referência que pouco sofreu alterações. O serviço de referência e informação (nova designação) deixa de ser um pequeno espaço isolado, caracterizado por uma mesa onde se instala um bibliotecário e uma estante com obras de referência.
A partir dos anos 90, os serviços de informação adquiriram uma nova e mais ampla dimensão, através dos recursos informacionais da web. A partir desse novo recurso, a informação passou a não ser apenas um exclusividade da biblioteca, que normalmente é em papel. (também de forma crescente)
O serviço de inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação permitiu a fácil localização de informações e documentos, bem mais rápido substituindo instrumentos manuais, assim as bibliotecas passaram e passam por profundas transformações, e essas transformações não só são sentidas na literatura biblioteconômica, mas também no dia a dia.
O sistema de bibliotecas da UFMG compreende 26 bibliotecas setoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. A escolha das dez maiores bibliotecas do sistema da Universidade Federal de Minas Gerais é devido à importância do serviço de referência dentro desse contexto em que elas se inserem
No site da Biblioteca Universitária foram identificados os seguintes serviços e produtos:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG
Guia do Usuário
Circulação de materiais
Empréstimo entre Bibliotecas
Empréstimo externo
Comutação Bibliográfica
Programa de capacitação
Orientação na normalização de trabalhos técnicos-específicos
Visitas orientadas
Visitas orientadas à comunidade externa

Um dos instrumentos para verificas se a biblioteca está cumprindo seus objetivos é avaliá-la. “Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação”. Destinadas à melhoria tanto quantitativa quanto qualitativa do serviço.
Para Lancaster, são quatro as razões para a avaliação dos serviços prestados pelas bibliotecas: “estabelecer uma espécie de escala para mostrar em que nível de desempenho o serviço está funcionando no momento”, “comparar o desempenho de várias bibliotecas ou serviços”, “simplesmente Justificar sua existência” e “identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço visando a elevar o nível de desempenho no futuro”.
Perguntou-se aos bibliotecários se eles sabem qual é a finalidade do serviço de referência, sendo que todos respondentes declaram que sabem. Entretanto, das dez respostas obtidas somente uma mencionou de forma explicita a possibilidade do serviço de referência ser mediado pelo meio online.
A pesquisa de Marcondes; Mendonça; Carvalho (2007) intitulada “serviços via web em bibliotecas universitárias brasileira”, cujo objetivo foi identificar a existência de serviços oferecidos via web em bibliotecas universitárias brasileiras. Através dos resultados preliminares dos 209 sites analisados percebeu-se que os serviços oferecidos de forma remota são ainda muito restritos.
Além da identificação dos serviços buscou-se verificar se os serviços passam por algum planejamento, controle estatístico das atividades e avaliação do serviço de referência. No entanto, as avaliações são realizadas anualmente o que pode gerar um processo de avaliação pouco eficaz, tendo em vista que as possíveis mudanças se darão no ano seguinte.
Sabe-se que os usuários são essenciais para o cumprimento da finalidade da biblioteca. Por mim, pode-se perceber que há muito a fazer, de tal forma a se evitar que o serviço de referência se limite a direcionar usuários à utilização dos materiais impressos e auxiliar as pesquisas.A partir dos resultados dessa pesquisa foi possível observar que algumas áreas e técnicas podem representar um auxílio ao serviço de referência rumo a sua própria evolução e aprimoramento. Dentre algumas dessas áreas, destaca-se a gestão do conhecimento. Acredita-se que ela possa contribuir para significativas mudanças a fim de possibilitar uma nova maneira de administrar o serviço de referência.

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