segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respostas Gilson

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA:DISEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFº: JESIEL GOMES
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: GILSON DA SILVA

As questões abaixo elencadas têm por finalidade orientar os discentes na produção de conhecimento textual. Pois , a partir destas questões norteadoras, será possível melhor entender e destacar o que o texto apresenta.

1} Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca?

É importante que o estudante compreenda por quer o bibliotecário deve dedicar tanto atenção a questão que corresponde apenas a uma minoria. Independentemente o objetivo fundamental da política da biblioteca, Segundo o qual nenhuma consulta pode ser considerada sem importância, a verdade irretorquível é que o descaso nas entrevistas com consulentes que não têm certeza do que necessitam é responsável por uma elevada proporção de resposta incorreta ou inadequada e usuários insatisfeitos.

2} Como se dá o processo da entrevista?

Se, como disse alguém, uma entrevista é “uma conversa com o propósito”, então o propósito da entrevista é permitir ao bibliotecário que comece a pôr à prova os elos da corrente de referência.

3} O que significa filtros de Taylor?

È Administrar, Planejar,Organizar, Liderar,Executar e Controlar.

4} O que é uma consulta incompleta?

È ao contrário da ambigüidade, que o bibliotecário esperto sempre reconhecerá, a questão incompleta talvez nem sempre dê sinal de sua presença no começo, mas o bibliotecário sabe com base nua longa experiência.

5} Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles.

1. O primeiro nível é a necessidade visceral, a necessidade real mas “Talvez seja apenas uma vaga eficiência de insatisfação”.
2. “O segundo nível é a necessidade consciente, a descrição mental percebida que consulente forma acercar da informação de que precisa;” provavelmente será um enunciado ambíguo e tateante.
3. O terceiro nível é a necessidade formalizada, os termos concretos que os consulentes empregam para descrever a área sobre a qual tem dúvidas: é “um enunciado competente e racional de sua questão.
4. O quarto nível é a necessidade negociada, representada pela forma das palavras apresentadas ao sistema de informação (do qual o bibliotecário é comumente visto como uma de sua parte); “a questão é reformulada em antecipação ao que os arquivos possam fornecer”

A dificuldade do bibliotecário em ajudar esses consulentes decore do fato de eles acreditarem piamente que identificaram o problema.

6} O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?

A partir do momento que o bibliotecário de referência, é um bom profissional , ele é capaz de detectar as pergunta aberta ou fechada, ou seja, aquele bibliotecário que trás a facilidade para o usuário.

7} As restrições são possíveis de serem sanadas?

As restrição serão sanadas a partir do momento que o bibliotecário tenha certeza que esta fazendo uma busca sobre as recente mudança políticas nos sistema bancário dos países da Europa oriental provavelmente não forneceria trabalhos em polonês ou Húngaro , a menos que houvesse bons motivos para supor que o consulentes saberia lê-los.

8} Na busca informatizada a terminologia é importante?

O processo de referência voltado para uma busca em computador, conforme muitos bibliotecários de referência constataram com surpresa não é em principio diferentes, até essa etapa, com a “tradição especializada , longa e bem- documentada, centra na entrevista de referência” e, constatou a mesma estrutura subjacente.

9} É importante o bibliotecário é o maior problema para os usuário em uma biblioteca?

O bibliotecário de referência é quem está na linha de frente da biblioteca , é ele quem oferece ao usuário as primeiras referentes à sua busca antes de consultar o acervo. Tamanha responsabilidade exige do bibliotecário de referência características para oferecer um atendimento de qualidade ao usuário.

10}Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuário em uma biblioteca?

O bibliotecário na biblioteca não é um problema para o usuário e sim uma solução, sem o bibliotecário de referência o caminho até a informação é bem mais complicado.

11}Por que prestar atenção é mais importante do que falar?

Porque o bibliotecário começa a pensar numa solução antes realmente de conhecer a questão, o bibliotecário é capaz de entender o usuário de ele falar.

12}Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativas?

A minha atitude é de sempre facilitar a informação para usuário ou consulente e tentar obter uma administração sempre renovadora dentro de uma biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário