segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respostas Suenia

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIENCIAS SOCIASAPLICADAS DEPARTAMENTO DE CIENCIA DAINFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA ALUNA: SUENIA DA SILVA PESSOA-10723186 PROF: JESIEL

As questões abaixo elencadas têm por finalidade orientar os discentesna produção de conhecimento textual. Pois, a partir destas questões norteadoras,será possível melhor entender e destacar o que o texto apresenta.

1. Quais são as razões para se fazer uma entrevista em umabiblioteca? 2. Como se dá o processo da entrevista? 3. O que significa filtros de Taylor? 4. O que é uma consulta incompleta? 5. Quais as características do usuário indeciso e equivocado?Vocêé um deles? 6. O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada? 7. As restrições são possíveis de serem sanadas? 8. Na busca informatizada a terminologia é importante? 9. É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicaçãoe de inter-relação pessoal com seus usuários? 10. Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuáriosem uma biblioteca? 11. Por que prestar atenção é mais importante do que falar? 12. Qual sua atitudeprofissional frente aos usuários e gestão administrativa?

Respostas

1. Algumas são óbvias:ambigüidade,por exemplo;outras sãomenos imediatamente identificáveis,como a consulta incompleta.
2. Entrevistar implica ouvir as maneiras como as coisas sãoditas,os tons usados,as expressões e gestos empregados.
3. Determinação do assunto.
4. Algumas consultas acabam se mostrando incompletas por causa de razões meramente incidentais.Podem ser inequívocas,precisas eaparentemente completas tanto em seus conhecidos quanto em seus desejados,porémpara fins práticos,ainda precisam de alguma redefinição em virtude de sua própria complexidade ou porcausa da forma como são abordados nabibliografia.
5. Indeciso: aqueles que não tem certeza do que precisam.Na realidade ,fizeram umapergunta ainda que talvez ela tenha sido precedida de um [WINDOWS-1252?]“não tenho muitacerteza do que [WINDOWS-1252?]quero,mas...”Equivocada:não se dão conta de que sua hipótese quantoá informação que solucionara seu problema carece de base sólida;podem até mesmonão ter consciência de que não passa de uma hipótese.
6. Aberta, pois a experiência nos ensina é que perguntasabertas têm mais probabilidade de êxito do que perguntas fechadas, que limitamo tipo de resposta a ser dada.
7. Não, de fato a inclusão deliberada dessas restrições, antecipadamente,numa formulação de busca constitui umdispositivo útil,de que fazem buscas em computador ,a fim de evitar referenciasindesejáveis.
8. Uma vez que as buscas informatizadas dependem bastante dalinguagem, tem-se de dar mais atenção á terminologia.
9. Sim, para que o bibliotecário não seja visto como um meroburocrata, mas como alguém que verdadeiramente exerce uma profissão humanística.Acimade tudo ,devem ser sociáveis ,amigáveis ,acessíveis,capazes de fazer os usuários se sentirem a vontade e possuir capacidade decomunicação.
10. Os usuários, acham os bibliotecários nada receptivos. Omaior problema com que se depara o usuários ao fazer uma consulta numabiblioteca de referencia é o bibliotecário. Ele pode encontrar exatamente o quea pessoa solicitou,porém a fez sentir-se tão infeliz durante esse processo queela jamais retornará.
11. O primeiro passa para ser um ouvinte atento é parar de falar:Mathews nos lembrou que [WINDOWS-1252?]“temos dois ouvidos e só uma boca, que devemos usar namesma [WINDOWS-1252?]proporção”.
12. A única atitude que pode ser assumida por um verdadeiroprofissional.Uma das principais características de uma profissão é que o papeldos que a exercem não constitui meramente a prestação de um serviço ,mas a aceitaçãode um grau de responsabilidade pelo bem estar de seus clientes.

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