UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNA: ADRIELE CECILIA MATRICULA: 10723179
Questionário
João Pessoa,
08/01/10.
As questões abaixo elencadas tem por finalidade orientar os discentes na produção de conhecimento textual. Pois, a partir destas questões norteadoras, será possível melhor entender e destacar o que o texto apresenta.
1) Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca?
2) Como se dá o processo da entrevista?
3) O que significa filtros de Taylor?
4) O que é uma consulta incompleta?
5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles?
6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?
7) As restrições são possíveis de serem sanadas?
8) Na busca informatizada a terminologia é importante?
9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de interrelação pessoal com seus usuários?
10) Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuáros em uma biblioteca?
11) Por que prestar atenção é mais importante do que falar?
12) Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa?
Respostas
01. A razão principal é o bibliotecário é saber informações sobre o que o usuário está procurando e para que haja um feedback é necessário que a pergunta do usuário seja clara, para que o bibliotecário saiba passar a informação correta. As grandes razões para uma entrevista é sempre manter-se atencioso com o pedido do consulente,procurar saber o maior numero d informações possíveis, saber negociar com o consulente, onde o mesmo tem que esclarecer e identificar o tema para o bibliotecário ajudá-lo, assim obtendo sucesso na pesquisa.
02. Inicialmente, a entrevista é mais uma conversa entre consulente e bibliotecário, para a facilitação das buscas.O bibliotecário ao formular suas perguntas tem que ser bastante competente e claro, para ajudar o consulente a responder com precisão, assim, facilitando as buscas.
03. Filtros de Taylor, nada mais é que a determinação do assunto.O bibliotecário,tem que se manter sempre informado e atualizado para atender as necessidades dos consulentes, pois os mesmo vêm com bastante dúvidas a respeito do texto e até mesmo com algumas palavras que possam ter duplo significado, ou que não esteja em seu entendimento, então,caso o bibliotecário não tenha a resposta no momento da pesquisa do consulente, é necessário que o mesmo tenha calma e faça algumas pesquisas, em dicionários, internet,,enciclopédia assim não só ajudará ao consulente mais ao próprio bibliotecário, tornando um crescimento duplo.
04. O consulente necessita se certificar que a sua questão está completa, caso contrário, a consulta é considerada incompleta. Pois, o consulente tem que ser claro, devem saber expressar em forma verbal e com precisão a sua necessidade de informação completa, e fornecer o maior número de dados possíveis tornando mais especifica e fácil.
05. As características de um usuário indeciso, como o próprio nome já diz, se trata de um consulente que não tem certeza do que ele deseja em suas buscas, mas, sabem que ao se deparar com um problema, sabe-se que talvez a informação possa ajudá-los. A grande maioria desses consulentes procuram bibliotecários e apresentam questões sobre o assunto, onde muitas vezes essas questões não passam de uma hipótese; já no caso do consulente equivocado, ele não consegue identificar o seu problema, mas, acredita que suas informações mesmo que se trate de uma hipótese, é considerada certa, dessa forma dificultando o serviço do bibliotecário, pois com as informações passadas erradas a busca também vai ser errada. Assim, considerada correta na visão do consulente. Eu, me considero uma consulente equivocada,as vezes tenho uma informação, mais por não saber o que realmente se trata, ou por muitas vezes não saber expressar minha dificuldade, no ato da pesquisa, considero o material de buscas achado correto.
06. De certo modo usar um pouco das perguntas abertas e fechadas seria uma boa idéia. Porém, na minha opinião, eu utilizaria o tipo de perguntas abertas, por ser mais abrangente, mais exaustivo, quanto maior o numero de informações melhor facilitará as buscas feitas pelo bibliotecário, tornando aquele momento agradável, deixando de lado uma visão obscura e reclusa vivenciado por muitos consulentes, e tornando um bate papo agradável.
07. Sim. É sempre necessário procurar sanar as restrições,pois, facilita as buscas da melhor forma possível sempre obtendo informações do consulente no ato da entrevista(conversa), para a facilidade de sua pesquisa.
08. Sim. É importante a terminologia, porque facilita na busca de informações propiciadas pelo bibliotecário, pois quanto mais clara a informação mais rápido e fácil se torna a pesquisa do consulente.
09. Sim. O bibliotecário tem que ser sempre simpático, com os usuários, sempre se mantendo informado e atualizado para atender a todos os níveis do conhecimento intelectual. Os bibliotecários, tem que ser amigos, ter uma boa convivência com os consulentes,para que as duvidas seja sempre esclarecidas claramente, muitas vezes os bibliotecários se tornam até um psicólogo para o consulente, que acaba chegando com problemas particulares, e desabafam com os bibliotecários, assim mantêm-se uma boa convivência, e a procura pela biblioteca se torna cada vez mais agradável, e assim quebra a visão que muitos filmes e novelas passam, que a biblioteca é um lugar obscuro, que as crianças nas escolas vão para ficar de castigo, onde ficam pessoas velhas e chatas.
10. O bibliotecário se torna as vezes um problema para o consulente, porque ele transmite um ar intimidador, e muitas vezes os consulentes estão com seus psicológicos vulnerável e acabam tornando uma simples pesquisa em um grande problema. O primeiro desses problemas é se deparar com o bibliotecário para obter informações a respeito da pesquisa, e acabam se intimidando, ficam com vergonha,ou com receio um temor a comunicação na verdade.
11. Prestar atenção nas informações que o consulente está passando, é preciso e necessário,pois se o bibliotecário está ali atento, será mais fácil ele identificar a duvida do consulente e ajudar nas pesquisas.O consulente tem que se sentir a vontade, para poder destrinchar tudo o que ele precisa para obter sucesso em suas pesquisas. Quanto mais informações do consulente, mais fácil o bibliotecário saberá identificar a sua dúvida, com uma solução precisa e imediata.
Um excelente atitude profissional é sempre manter uma boa relação pública entre usuários e gestores,cooperando sempre com as melhores informações, mantendo sempre todos satisfeitos com o serviço prestado e principalmente, não só constituir uma boa prestação de serviço, mas, aceitar e ter responsabilidade no bem estar dos clientes, da empresa e dos colegas de trabalho. Assim, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e ainda ajuda no crescimento pessoal e profissional.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
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