segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respostas Sanderli

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNO: SANDERLI JOSÉ DA SILVA SEGUNDO MAT: 10713168
PERÍODO: 2009.2
04 JAN. 2010


Exercício

As questões abaixo elencadas tem por finalidade orientar os discentes na produção de conhecimento textual. Pois, a partir destas questões norteadoras, será possível melhor entender e destacar o que o texto apresenta.
1) Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca?
- Para medir o nível de satisfação dos usuários, acerca do atendimento. Corrigindo assim, possíveis erros de comunicação. E evitar que a realidade aparente, indicada por “pesquisas rápidas”, conduza o rumo das mudanças.
2) Como se dá o processo da entrevista?
- O Bibliotecário, sozinho, vai retirar do usuário informações suficientes para identificar o documento desejado.
3) O que significa filtros de Taylor?
- São perguntas com efeito de um filtro, paulatinamente definindo melhor o tema da consulta.
4) O que é uma consulta incompleta?
- É aquela em que o bibliotecário simplesmente apresenta os documentos pertinentes abertos na página apropriada. Quando um consulente pergunta por um determinado assunto, sem desfragmentar o mesmo... e o bibliotecário não busca ir à fundo na idéia que o usuário quer passar.
5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles?
- Indeciso é aquele não tem muita certeza do que quer procurar. Quando desconhece daquilo que pretende achar, e por isso não sabe nem por onde começar.
- Equivocado é o usuário que não só desconhece o que precisa, mas desconhece que desconhece. Ou seja, ele acha que já tem a informação correta, porém o bibliotecário compreende que aquele usuário não está com a solução do seu problema.
Acho que qualquer um pode, por um momento, incorporar o papel de indeciso ou equivocado numa busca na biblioteca.
6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?
- A pergunta aberta é melhor, por ser muito menos restritiva e por deixar a reposta muito mais nas mãos do usuário.
7) As restrições são possíveis de serem sanadas?
- Sim, o Bibliotecário tem que ter bom senso e ser perspicaz, para restringir determinados assuntos que o usuário procura, de modo que venha realmente servir, o documento consultado.
8) Na busca informatizada a terminologia é importante?
- Sim, uma vez que as buscas informatizadas dependem bastante da linguagem. O Bibliotecário aproveitando a oportunidade da entrevista, deve buscar o máximo do usuário termos (sinônimos, abreviaturas, jargões e etc).
9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de inter-relação pessoal com seus usuários?
- É indispensável, o bibliotecário deve ter essa facilidade. Só assim conseguirá adquirir a confiança do usuário, e poderá ser visto não como uma enciclopédia ambulante, mas como um amigo que irá mostrar o caminho certo a ser trilhado.
10) Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuários em uma biblioteca?
- É difícil para o usuário chegar, e “abertamente admitir sua ignorância” acerca de tal assunto para o bibliotecário, e pedir ajuda. Quando o bibliotecário não passa uma postura ideal, dificulta mais ainda esse contato. Por isso é muito importante nunca reprimir indagações, deixar o usuário tranqüilo, para que ele sinta que aquele é o lugar certo de tirar suas dúvidas.
11) Por que prestar atenção é mais importante do que falar?
- Porque assim, o bibliotecário de referência irá deixar o usuário exprimir todas as suas idéias e dúvidas acerca da consulta. Isso evitará o diagnóstico prematuro.
12) Qual a sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa?- Vendo os ensinamentos desse livro, compreendo agora, que o bibliotecário de referência, deve acolher o usuário, ouvir todas as suas questões e com ética formular perguntas, que de maneira gradativa, filtrem as informações passadas pelo consulente... Deve também acompanhar e se certificar que o resultado final é o satisfatório para o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário