segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resumo - serviço de referência virtual

ALUNO: GILSON DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA
CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO
TÍTULO: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM BIBLIOTECAS BRASILEIRAS: (SRV)
AUTORES: BOTTARI,C.T.R e SILVA,N.C
FONTE: UNIVERSIDADE DO ESTADODO RIO DE JANEIRO


RESUMO
Na era da tecnologia , alguns professores das universidades, promoveram uma conferência e perceberam que com os equipamentos eletrônicos pré-existente, já estava com uma necessidade de implantar um sistema que os usuários estivessem mais uns recursos na WEB, o serviço de referência virtual, foi criado com objetivos de otimizar a relação entre usuários, bibliotecários e fontes informacionais em ambiente virtual . Com esse projeto piloto as universidades obtém uma modernidade e exigem em face da disponibilidade de recursos tecnológicos, evolução dos meios de comunicação, usuários com demanda diferenciados. A partir do momento que uma instituição obtém recursos tecnológicos permitem que os usuários submetam suas questões ao serviço de referência virtual,em qualquer hora e qualquer lugar do mundo. É de grande importância considerar as competência requeridas do bibliotecário de referência como capacidade de comunicação interpessoal e escrita , habilidade de pesquisa em base dedados e na internet , conhecimento dos recursos de referência disponíveis – intra e extra biblioteca, e familiaridade com software adotado. Ele deve também estar atento às mudanças comportamentais de seus usuários e respectivas demandas,pois o foco do trabalho é o usuário, não o serviço em si. O planejamento de um serviço de referência virtual envolve várias etapas e te como premissa básica o estabelecimento de padrões e procedimentos de serviço que viabilizem sua execução com eficiência e eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário