segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Respostas Aldenivea

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I PROF: JESIEL GOMES ALUNA: ALDENÍVEA MATIAS COUTINHO MAT: 10723169

QUESTÕES

1) Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca? R. A ambigüidade, a consulta incompleta, o bibliotecário pode suspeitar que o motivo do consulente ainda não está claro, pode ter finalidades técnicas ou talvez o bibliotecário precise saber qual a quantidade de informação que o consulente deseja e em que nível.

2) Como se dá o processo da entrevista? R.Primeiramente entre a necessidade de informação e sua expressão na forma de uma questão,uma entrevista é uma conversa com um propósito e esse propósito é que permiti ao bibliotecário pôr a prova os elos da corrente de referência.Os bibliotecários de referência precisam ser competentes tanto ao formular perguntas quanto ao respondê-las

3) O que significa filtros de Taylor? R. Significa que ele comparava o processo pelo qual as perguntas feitas pelo bibliotecário ao usuário vão paulatinamente definindo melhor o tema da consulta a uma série de cinco filtros que a questão atravessa, e dos quais o bibliotecário seleciona dados importantes que o ajudam na busca.

4) O que é uma consulta incompleta? R. É quando o consulente por algum motivo não conseguem expressar em forma verbal com precisão sua necessidade de informação completa, a forma mais freqüente é o usuário solicitar material sobre um assunto genérico ou amplo, quando na verdade o que deseja é algo bastante específico ou detalhado.

5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles? R.Indeciso: são os que não têm certeza do que precisam,quando se defrontam com um problema que a informação talvez os ajude a resolver, se mostram vacilantes quanto ao tipo de informação que necessitam. Equivocado: não só desconhecem o que precisam, mas desconhecem que desconhecem, as questões que formulam provavelmente serão positivas,precisas e claras, porém as questões são erradas, as repostas que forem oferecidas não solucionarão os problemas originais. Sim, sou indecisa fico vacilante quanto ao tipo de informação que preciso.

6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada? R.Aberta, pois é mais fácil,são de natureza muito menos restritiva,deixando a decisão quanto a quantidade e tipo de informação constante da resposta muito mais nas mãos da pessoa a quem estejam sendo dirigidas as perguntas.

7) As restrições são possíveis de serem sanadas? R. Sim,de fato a inclusão deliberada dessas restrições antecipadamente, numa formulação de busca constitui um dispositivo bastante útil, de que lançam mão os especialistas que fazem buscas em computador a fim de evitar referências indesejáveis.

8) Na busca informatizada a terminologia é importante? R. Sim ,pois uma vez que as buscas informatizadas dependem bastante da linguagem, tem-se de dar mais atenção a terminologia, e o bibliotecário precisa aproveitar o ensejo propiciado pela entrevista para obter o máximo possível do consulente em matéria de vocabulário técnico, sinônimos, abreviaturas principalmente quando se trata de um campo especializado.

9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de inter-relação pessoal com seus usuários? R. Sim, para que a relação entre o bibliotecário e o consulente não seja apenas uma transferência de informações.

10) Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuários em uma biblioteca? R. Porque muitos acham que sua consulta é muito banal para que fossem incomodar um bibliotecário, outros não querem demonstrar sua ignorância ou não tem certeza de que fosse obrigação do bibliotecário ajudá-los.

11) Por que prestar atenção é mais importante do que falar? R. Porque ele é um profissional e tem que ser atencioso com os usuários,dando espaço para os usuários expressarem a sua opinião, ouvir sobre suas necessidades e tentar resolver o problema.

12) Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa? R. Atender bem ao usuário, tentar ajudá-lo quando necessário,e que não consiste apenas em prestação de um serviço, mais aceitação de um grau de responsabilidade pelo bem-estar de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário