SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VIRTUAL: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM BIBLIOTECAS BRASILEIRAS
De acordo com Linguanotto, Grandi, Sampaio, a essência na prestação de serviços de referência permaneceu ao longo dos anos, pois, de um lado, há usuários buscando informações, e do outro bibliotecários com o objetivo de atender-lhes. O serviço de referência tem uma importância estratégica, constituindo-se em fator crítico para o sucesso de qualquer biblioteca. A referência virtual é um serviço de referência iniciado eletronicamente frequentemente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outra tecnologia da internet para se comunicarem com a equipe de referência sem estar fisicamente presente.Os SRVs podem ser realizados utilizando-se várias ferramentas de comunicação e nos países do primeiro mundo, várias bibliotecas especialmente as universitárias e públicas, prestam serviços em tempo real, isto é, 24 horas por dia, 7 dias na semana.As bibliotecas participantes desses projetos, têm acesso a múltiplas fontes de informação e obtêm resultados que por si só não poderiam conseguir, assim prestam um atendimento de qualidade aos seus asuários.O AsKA Consortium tem dus funções principais:*Ser uma rede cooperativa que providencia recursos (infra-estrutura computacional, aporte financeiro, suporte técnico, conhecimento) para seus participantes;*Atuar como um corpo dsiretor (conselheiro) para o VRD, estabelecendo políticas, diretrizes e procedimentos que orientem a oferta desse serviço pelos participantes.E as tendências e aspectos da referência virtual são apresentados aos profissionais da área de informação, que atuam em bibliotecas e em outras organizações, em conferência anual organizada pelo Virtual Reference Desk Project.Portanto é de suma importância considerar as competências requeridas do bibliotecário de referência como capacidade de comunicação interpessoal e escrita, habilidade de pesquisa em bases de dados e na internet.
ALUNA: Meryelen Janay da Silva Souza 10723185
Nenhum comentário:
Postar um comentário