terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFa: Dra. ISA MARIA FREIRE
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: ANTONIO MARTINS DA SILVA JÚNIOR – 10723158




AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NAS DEZ MAIORES BIBLIOTECAS DO SISTEMA DA UFMG.

AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERMANÊNCIA E INOVAÇÕES

O texto teve como objetivo avaliar os serviços de referência prestados pela as dez maiores bibliotecas do sistema bibliotecário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Através dessa avaliação foi constatado que o serviço de referência vem se tornando uma ferramenta muito importante nas bibliotecas nos dias atuais, principalmente nas bibliotecas universitárias, uma vez que é nesse serviço que ocorre a interação entre usuário, o bibliotecário e a informação, ocasionando a efetiva utilização das bibliotecas e de seus recursos. E que para isso ocorra, o serviço de referência precisa estar envolta de um planejamento, para que seja conduzida de forma eficaz e eficiente. E uma participação muito importante nesse processo é a gestão do conhecimento que pode possibilitar uma nova maneira de administrar, por que está ligada à capacidade das empresas utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimentos, desenvolvendo maneiras inovadoras e garantindo aos usuários, que a informação gere conhecimento. Assim os bibliotecários devem tomar nova postura com relação aos serviços e produtos oferecidos por sua organização, para poderem gerar uma boa qualidade nos serviços e atender as necessidades dos usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário