terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: BIBLIOTECONOMIA PROFESSOR: JESIEL
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNA: ALINE BARBOSA DE SOUSA MATRICULA: 10723172


Resumo


Avaliação do serviço de Referência nas dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG



As bibliotecas surgiram na Antiguidade enquanto o serviço de referência aparece, como um espaço formal, apenas no final do século XIX, conforme lembra Almeida Júnior. O serviço de referência vem ganhando espaço dentro das bibliotecas e passa a constituir uma das principais funções que ela oferece. É pelo setor de referência /informação que se realiza a transferência de informação necessária ao usuário para o seu estudo /pesquisa.O serviço de referência pode ser definido como o auxilio prestado pelo bibliotecário ao consulente para encontrar livros ou dados necessários a qualquer espécie de estudo ou a outro objetivo particular.O serviço de referência de uma biblioteca aquela parte do sistema que se incube particularmente da tarefa de guiar o leitor no uso da biblioteca e ,sobretudo,no aproveitamento dos recursos que pode proporcionar o acervo no próprio local,distinguindo-se por este lado do empréstimo de obra a domicilio.Uma das principais finalidades das fontes de referência é facilitar a localização da informação quem se procura, O conceito também torna claro o caráter de serviço fim da biblioteca, local onde ocorre a mediação entre a necessidade informacional dos usuários e a informação, mediação essa concretizada a partir de todo um trabalho técnico desenvolvida por todos os setores da biblioteca, a partir dos anos 90, os serviços de informação, neste novo ambiente, adquirem uma dimensão muito mais ampla,uma vez que ,com a disponibilidade crescente de recursos informacionais acessíveis diretamente da Web,as informações de interesse de seus usuários passaram a ser não só os recursos internos à biblioteca,que tradicionalmente eram em papel mas também ,e de forma crescente,recursos externos,disponíveis somente na Web.a partir disso m,os serviços de referência passam a adotar as facilidades oferecidas pela tecnologia.utilizam-se dos mais variados recursos,como chats ,ouvidoria eletrônica ,blogs,acessp remoto a base de dados e fóruns de discussão.Configuram-se, então, sob essa nova classificação as bibliotecas.Utilizam o software integrado, Pergamum,que permite acesso ao catálogo on-line,isto é ,a consulta remota de todo o acervo de Bibliotecas da UFMG.O sistema da UFMG compreende 26 bibliotecas setoriais nas áreas de Ciências agrárias ,Ciências Biológicas,Ciências Exatas e da terra ,Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.Estas são vinculadas tecnicamente à Biblioteca Universitária e são responsáveis pelo oferecimento à comunidade universitária, além disso, atendem tanto os usuários da comunidade interna, quanto ao usuário da comunidade externa de outras instituições, pesquisadores, alunos de intercâmbio e demais visitantes.A média atual de empréstimo domiciliar é de 500.00 exemplares, para cerca de 70.000 usuários.No site da Biblioteca Universitária foram identificados os seguintes serviços e produtos:Biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG;Guia do usuário;Circulação de materiais ;Empréstimos entre bibliotecas;Empréstimos externo;comutação bibliográfica ;programa de capacitação;Orientação na normalização de trabalhos técnico-cientificos ;Visitas orientadas à comunidade externa.A administração do serviço de referência precisa estar envolta em um planejamento,para que seja conduzida de forma organizada;uma vez que,é neste setor que ocorre a interação entre o usuário ,o bibliotecário e a informação ,ocasionando,assim,a efetiva utilização da biblioteca e de seus recursos.Um dos instrumentos para verificar se a biblioteca está cumprindo seus objetivos é avaliá-la,através da avaliação é possível estabelecer as competências a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas com o intuito de corrigir e calibrar ações destinadas à melhoria tanto quantitativa como qualitativa do serviço,os bibliotecários precisam avaliar constantemente o serviço de referência,para que possam analisar se o serviço prestado configura-se como o almejado.Portanto,a avaliação é de grande relevância para as bibliotecas e bibliotecários,pois é através dela que se pode direcionar mudanças ,transformações,realinhamento ,manutenção e o fim de uma ação.


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