terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Resumo - serviço de referência virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: BIBLIOTECONOMIA PROFESSOR: JESIEL
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNA: ALINE BARBOSA DE SOUSA MATRICULA: 10723172

Resumo


Serviços de Referência Virtual: Subsídios para Implantação em Bibliotecas Brasileiras


Durante a 1ª Conferência da American Library Association(ALA),em 1876,foi mencionado pela 1ª vez um tipo de serviço que ajudasse os leitores no uso dos livros na biblioteca,após alguns anos foi determinado o termo Serviço de Referência(SR).De acordo com Linguanotto,Grandi,Sampaio, a essência na prestação de serviços de referência continuou durante anos,pois , de um lado ,há usuários buscando informações ,e do ,outro ,bibliotecários com o objetivo de atende-los .O serviço de referência tem como finalidade ajudar o usuário na busca da informação melhorando o acesso às fontes informacionais,o bibliotecário responsável pela referência ele tem que garantir a informação com agilidade e credibilidade . Isso exige uma base de conhecimentos sólidos, raciocínio lógico ,”expertise”,flexibilidade e atualização constante,o serviço de referência tem grande importância para o sucesso de qualquer biblioteca.Dentre esses serviços surgem os de referência virtual complementares aos serviços de referência tradicionalmente oferecidas pelas bibliotecas que buscam atender a uma demanda especifica” Os serviços de referência virtual estão se tornando realidade, e são parte ativa na evolução dos serviços de bibliotecas na Internet”. Os termos “referência virtual”, ”referência digital” e “referência eletrônica”, para os serviços de referência que utilizamos recursos eletrônicos via web. Os serviço de referência virtual podem ser realizados utilizando-se várias ferramentas de comunicação, como e-mail, formulários web, chat, videoconferência, e os chamados web contact center software ( Live Person, Virtual Reference software,24/7 Reference, Question Point). Nos países do primeiro mundo, várias bibliotecas, especialmente as universitárias e as públicas, prestam esse serviço em tempo real, isto é, 24 horas por dia, 7 dias da semana. O SRV faz parte da realidade de vários países, principalmente os EUA,que criaram projetos colaborativos para oferecer serviços mais ágeis e otimizados,com racionalização de custos,recursos humanos e tecnológicos.A procura pela informação em tempo real com as inovações tecnológicas ,tiveram profundas alterações no espaço das organizações ,dentre eles as bibliotecas.para complementar os SR surge o SRV na busca por informações a qualquer hora do dia e de qualquer parte do mundo ,criados com objetivo de otimizar a relação entre o usuários,bibliotecários e fonte informacionais em ambiente virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário