terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Resumo - as práticas do profissional da informação

UFPB -UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNA: JOSILENE DE FÁTIMA BRITO DA SILVA MAT.: 10723182


RESUMO DO TEXTO AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERMANÊNCIAS E INOVAÇÕES


O serviço de referência mesmo considerado recente em relação a história das bibliotecas vem ganhando espaço dentro das unidades e constitui uma das principais funções que ela oferece. Pela importante prestação dê serviço a função de referência / informação foi considerada realmente importante para o profissional bibliotecário, pois através dela o usuário tem acesso necessário para o seu estudo e pesquisa.

A difusão da informação é a razão de ser das unidades de informação e deve ser a sua preocupação principal. Dando menção idoneidade do serviço de referência retomou-se a literatura biblioteconomia percebendo-se que no início o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome no uso das obras a função do departamento era a de auxiliar os leitores. Deferindo-se como auxílio o serviço de referência prestado pelo bibliotecários ao usuário que precisa de ajuda para encontrar livros ou dados necessários a qualquer espécie de estudo ou a outro objetivo particular. Torna-se imprescindível este serviço de referência de acordo com o tamanho do espaço físico das bibliotecas. A biblioteca digital de teses e dissertação da UFMG: disponibiliza na íntegra, para as comunidades interna e externa a produção científica oriunda dos 62 programas de pós-graduação sericto sensu da universidade.

Na administração do serviço de referência é preciso atribuição de méritos e valores para conduzir um planejamento que induza de forma perfeita e organizada a interação entro o usuário e o Bibliotecário. Efetivando assim a utilização da biblioteca e seus recursos na avaliação das dez maiores bibliotecas verificou-se um perfil dos bibliotecários de referência que a maioria é do sexo feminino e que uma minoria é do sexo masculino. Os bibliotecários de referência precisam saber com exatidão a finalidade do serviço a ser prestado. É o serviço no qual o bibliotecário mantém um contato direto com público sendo este pessoal on-line ou por telefone. Atendendo as suas questões de pesquisas e suas dúvidas tentando da melhor forma de atendimento na busca de auxílio e estratégias para divulgar um serviço de referência com dados exatos de informação.

Portanto, para isso é necessário a conscientização por parte dos bibliotecário a fim que adotem uma nova postura a de gestor, administrador, empreendedor do conhecimento e da informação.

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