terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Resumo - as práticas do profissional da informação

AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO:PERMANÊNCIA E INOVAÇÕES
Quando estava retomando a literatura biblioteconômica, percebeu-se que inicialmente o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome. Assim,a função do departamento de referência era auxiliar aos leitores no uso das obras, e sua respectiva finalidade era providenciar que o pesquisador obtivesse o acesso a informação nos livros ou por meios deles. No final dos anos 60 e início dos anos 70, o conceito de serviço de referência começa a se diferenciar, sendo levando a uma ampliação que é diferente do conceito de obras de referência que pouco sofreu alterações. E a partir dos anos 90, os serviços de informação, neste novo ambiente adquirem uam dimensão muito mais ampla, uma vez que, com a disponabiloidade crescente de recursos informacionais acessíveis diretamente da web, e as informações de interesse de seus usuários passaram a ser não só os recursos internos à biblioteca, que tradicionamente eram em papel mas também, é de forma crescente, e os recursos externos disponíveis somente na web. Deste modo o novo ambiente das bibliotecas passa por profundas transformações, e as alterações são sentidas não só na literatura biblioteconômica como também no dia-a-dia dos serviços oferecidos por ela. Na UFMG o sistema de bibliotecas compreende 26 bibliotecas nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências sociais aplicadas.. Além disso, a escolha das dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG é devido à importância do serviço de referência dentro deste contexto em que elas se inserem.No site da biblioteca universitária foram identificados os seguintes serviços e produtos: biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG, guia do usuário, circulação de materisis, empréstimos entre bibliotecas, emprétimos externos, comutação bibliográfica, programa de capacitação, orientação na normalização de trabalhos técnicos-científicos, visitas orientadas à comunidade externa. E sabe-se que os usuários são essenciais para o comprimento da finalidade da biblioteca, então acredita-se que através dos usuários as bibliotecas possam avaliar de forma mais rápida e eficaz aos serviços prestados. E po fim, pode-se perceber que há muito a fazer, de tal forma a se evitar que o serviço de referência se limita a direcionar usuários à utilização dos materiais impressos e auxiliar as pesquisas.
ALUNA: Meryelen Janay da Silva Souza. 10723185

Nenhum comentário:

Postar um comentário