quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz 2010!

A todos e todas, desejo os mais sinceros votos de felicidades, paz, harmonia, amor, perseverança e fé.
Até breve!
Jesiel e família.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ESTUDO DIRIGIDO

As questões abaixo elencadas tem por finalidade orientar os discentes na produção de conhecimento textual. Pois, a partir destas questões norteadoras, será possível melhor entender e destacar o que o texto apresenta.
1) Quais são as razões para se fazer uma entrevista em uma biblioteca?
2) Como se dá o processo da entrevista?
3) O que significa filtros de Taylor?
4) O que é uma consulta incompleta?
5) Quais as características do usuário indeciso e equivocado? Você é um deles?
6) O que é melhor: uma pergunta aberta ou fechada?
7) As restrições são possíveis de serem sanadas?
8) Na busca informatizada a terminologia é importante?
9) É importante o bibliotecário ter facilidade de comunicação e de interrelação pessoal com seus usuários?
10) Por que o bibliotecário é o maior problema para os usuáros em uma biblioteca?
11) Por que prestar atenção é mais importante do que falar?
12) Qual sua atitude profissional frente aos usuários e gestão administrativa?
Muito agradecido.
Jesiel Ferreira Gomes

Resumo - serviço de referência virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNO: SANDERLI JOSÉ DA SILVA SEGUNDO MAT: 10713168
PERÍODO: 2009.2
22 OUT. 2009

REFERÊNCIA:
BOTTARI, C. T. R.; SILVA, N. C... Serviços de Referência Virtual: Subsídios para Implantação em Bibliotecas Brasileiras. In: Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 3, 28 nov. – 02 dez. 2005, São Paulo. Anais do 3º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. São Paulo: Universidade de São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2005.
Biblioteca virtual e o Serviço de Referência

Para acompanhar o crescimento da sociedade da informação, as bibliotecas estão invadindo o nível mais elevado de disseminação, o universo virtual. Atingindo pessoas que buscam cada vez mais rapidez em suas atividades, para que elas tenham acesso às informações que lhes são relevantes, as bibliotecas virtuais têm, como principal meio de comunicação com o usuário, um Serviço de Referência inovador.
Entra em cena o SRV (Serviço de Referência Virtual). Por ser virtual, a idéia é que ele atenda a qualquer hora e em qualquer parte do mundo que tenha suporte para a internet. Assim como o tradicional, o SRV tem o papel de garantir que o fluxo da informação se efetive; e já é parte ativa desse novo organismo informacional. Existem redes de bibliotecas que juntas montam um SRV, que irá atender todas elas. O usuário faz uma busca no sistema e ele o redireciona para os centros de informação que estão preparados para suprir a necessidade.
Reafirmando a importância do seu papel na sociedade, as bibliotecas estão acompanhando o crescimento tecnológico para estarem aptas a disseminar a informação nos diversos suportes. O SRV é a prova de que, no espaço virtual de explosão informacional, essa nova demanda pode ser bem informatizada.

Resumo - serviço de referência virtual

SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VIRTUAL: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM BIBLIOTECAS BRASILEIRAS
De acordo com Linguanotto, Grandi, Sampaio, a essência na prestação de serviços de referência permaneceu ao longo dos anos, pois, de um lado, há usuários buscando informações, e do outro bibliotecários com o objetivo de atender-lhes. O serviço de referência tem uma importância estratégica, constituindo-se em fator crítico para o sucesso de qualquer biblioteca. A referência virtual é um serviço de referência iniciado eletronicamente frequentemente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outra tecnologia da internet para se comunicarem com a equipe de referência sem estar fisicamente presente.Os SRVs podem ser realizados utilizando-se várias ferramentas de comunicação e nos países do primeiro mundo, várias bibliotecas especialmente as universitárias e públicas, prestam serviços em tempo real, isto é, 24 horas por dia, 7 dias na semana.As bibliotecas participantes desses projetos, têm acesso a múltiplas fontes de informação e obtêm resultados que por si só não poderiam conseguir, assim prestam um atendimento de qualidade aos seus asuários.O AsKA Consortium tem dus funções principais:*Ser uma rede cooperativa que providencia recursos (infra-estrutura computacional, aporte financeiro, suporte técnico, conhecimento) para seus participantes;*Atuar como um corpo dsiretor (conselheiro) para o VRD, estabelecendo políticas, diretrizes e procedimentos que orientem a oferta desse serviço pelos participantes.E as tendências e aspectos da referência virtual são apresentados aos profissionais da área de informação, que atuam em bibliotecas e em outras organizações, em conferência anual organizada pelo Virtual Reference Desk Project.Portanto é de suma importância considerar as competências requeridas do bibliotecário de referência como capacidade de comunicação interpessoal e escrita, habilidade de pesquisa em bases de dados e na internet.
ALUNA: Meryelen Janay da Silva Souza 10723185

Resumo - as práticas do profissional da informação

AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO:PERMANÊNCIA E INOVAÇÕES
Quando estava retomando a literatura biblioteconômica, percebeu-se que inicialmente o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome. Assim,a função do departamento de referência era auxiliar aos leitores no uso das obras, e sua respectiva finalidade era providenciar que o pesquisador obtivesse o acesso a informação nos livros ou por meios deles. No final dos anos 60 e início dos anos 70, o conceito de serviço de referência começa a se diferenciar, sendo levando a uma ampliação que é diferente do conceito de obras de referência que pouco sofreu alterações. E a partir dos anos 90, os serviços de informação, neste novo ambiente adquirem uam dimensão muito mais ampla, uma vez que, com a disponabiloidade crescente de recursos informacionais acessíveis diretamente da web, e as informações de interesse de seus usuários passaram a ser não só os recursos internos à biblioteca, que tradicionamente eram em papel mas também, é de forma crescente, e os recursos externos disponíveis somente na web. Deste modo o novo ambiente das bibliotecas passa por profundas transformações, e as alterações são sentidas não só na literatura biblioteconômica como também no dia-a-dia dos serviços oferecidos por ela. Na UFMG o sistema de bibliotecas compreende 26 bibliotecas nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências sociais aplicadas.. Além disso, a escolha das dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG é devido à importância do serviço de referência dentro deste contexto em que elas se inserem.No site da biblioteca universitária foram identificados os seguintes serviços e produtos: biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG, guia do usuário, circulação de materisis, empréstimos entre bibliotecas, emprétimos externos, comutação bibliográfica, programa de capacitação, orientação na normalização de trabalhos técnicos-científicos, visitas orientadas à comunidade externa. E sabe-se que os usuários são essenciais para o comprimento da finalidade da biblioteca, então acredita-se que através dos usuários as bibliotecas possam avaliar de forma mais rápida e eficaz aos serviços prestados. E po fim, pode-se perceber que há muito a fazer, de tal forma a se evitar que o serviço de referência se limita a direcionar usuários à utilização dos materiais impressos e auxiliar as pesquisas.
ALUNA: Meryelen Janay da Silva Souza. 10723185

Resumo - serviço de referência virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: BIBLIOTECONOMIA PROFESSOR: JESIEL
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNA: ALINE BARBOSA DE SOUSA MATRICULA: 10723172

Resumo


Serviços de Referência Virtual: Subsídios para Implantação em Bibliotecas Brasileiras


Durante a 1ª Conferência da American Library Association(ALA),em 1876,foi mencionado pela 1ª vez um tipo de serviço que ajudasse os leitores no uso dos livros na biblioteca,após alguns anos foi determinado o termo Serviço de Referência(SR).De acordo com Linguanotto,Grandi,Sampaio, a essência na prestação de serviços de referência continuou durante anos,pois , de um lado ,há usuários buscando informações ,e do ,outro ,bibliotecários com o objetivo de atende-los .O serviço de referência tem como finalidade ajudar o usuário na busca da informação melhorando o acesso às fontes informacionais,o bibliotecário responsável pela referência ele tem que garantir a informação com agilidade e credibilidade . Isso exige uma base de conhecimentos sólidos, raciocínio lógico ,”expertise”,flexibilidade e atualização constante,o serviço de referência tem grande importância para o sucesso de qualquer biblioteca.Dentre esses serviços surgem os de referência virtual complementares aos serviços de referência tradicionalmente oferecidas pelas bibliotecas que buscam atender a uma demanda especifica” Os serviços de referência virtual estão se tornando realidade, e são parte ativa na evolução dos serviços de bibliotecas na Internet”. Os termos “referência virtual”, ”referência digital” e “referência eletrônica”, para os serviços de referência que utilizamos recursos eletrônicos via web. Os serviço de referência virtual podem ser realizados utilizando-se várias ferramentas de comunicação, como e-mail, formulários web, chat, videoconferência, e os chamados web contact center software ( Live Person, Virtual Reference software,24/7 Reference, Question Point). Nos países do primeiro mundo, várias bibliotecas, especialmente as universitárias e as públicas, prestam esse serviço em tempo real, isto é, 24 horas por dia, 7 dias da semana. O SRV faz parte da realidade de vários países, principalmente os EUA,que criaram projetos colaborativos para oferecer serviços mais ágeis e otimizados,com racionalização de custos,recursos humanos e tecnológicos.A procura pela informação em tempo real com as inovações tecnológicas ,tiveram profundas alterações no espaço das organizações ,dentre eles as bibliotecas.para complementar os SR surge o SRV na busca por informações a qualquer hora do dia e de qualquer parte do mundo ,criados com objetivo de otimizar a relação entre o usuários,bibliotecários e fonte informacionais em ambiente virtual.

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: BIBLIOTECONOMIA PROFESSOR: JESIEL
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNA: ALINE BARBOSA DE SOUSA MATRICULA: 10723172


Resumo


Avaliação do serviço de Referência nas dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG



As bibliotecas surgiram na Antiguidade enquanto o serviço de referência aparece, como um espaço formal, apenas no final do século XIX, conforme lembra Almeida Júnior. O serviço de referência vem ganhando espaço dentro das bibliotecas e passa a constituir uma das principais funções que ela oferece. É pelo setor de referência /informação que se realiza a transferência de informação necessária ao usuário para o seu estudo /pesquisa.O serviço de referência pode ser definido como o auxilio prestado pelo bibliotecário ao consulente para encontrar livros ou dados necessários a qualquer espécie de estudo ou a outro objetivo particular.O serviço de referência de uma biblioteca aquela parte do sistema que se incube particularmente da tarefa de guiar o leitor no uso da biblioteca e ,sobretudo,no aproveitamento dos recursos que pode proporcionar o acervo no próprio local,distinguindo-se por este lado do empréstimo de obra a domicilio.Uma das principais finalidades das fontes de referência é facilitar a localização da informação quem se procura, O conceito também torna claro o caráter de serviço fim da biblioteca, local onde ocorre a mediação entre a necessidade informacional dos usuários e a informação, mediação essa concretizada a partir de todo um trabalho técnico desenvolvida por todos os setores da biblioteca, a partir dos anos 90, os serviços de informação, neste novo ambiente, adquirem uma dimensão muito mais ampla,uma vez que ,com a disponibilidade crescente de recursos informacionais acessíveis diretamente da Web,as informações de interesse de seus usuários passaram a ser não só os recursos internos à biblioteca,que tradicionalmente eram em papel mas também ,e de forma crescente,recursos externos,disponíveis somente na Web.a partir disso m,os serviços de referência passam a adotar as facilidades oferecidas pela tecnologia.utilizam-se dos mais variados recursos,como chats ,ouvidoria eletrônica ,blogs,acessp remoto a base de dados e fóruns de discussão.Configuram-se, então, sob essa nova classificação as bibliotecas.Utilizam o software integrado, Pergamum,que permite acesso ao catálogo on-line,isto é ,a consulta remota de todo o acervo de Bibliotecas da UFMG.O sistema da UFMG compreende 26 bibliotecas setoriais nas áreas de Ciências agrárias ,Ciências Biológicas,Ciências Exatas e da terra ,Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.Estas são vinculadas tecnicamente à Biblioteca Universitária e são responsáveis pelo oferecimento à comunidade universitária, além disso, atendem tanto os usuários da comunidade interna, quanto ao usuário da comunidade externa de outras instituições, pesquisadores, alunos de intercâmbio e demais visitantes.A média atual de empréstimo domiciliar é de 500.00 exemplares, para cerca de 70.000 usuários.No site da Biblioteca Universitária foram identificados os seguintes serviços e produtos:Biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG;Guia do usuário;Circulação de materiais ;Empréstimos entre bibliotecas;Empréstimos externo;comutação bibliográfica ;programa de capacitação;Orientação na normalização de trabalhos técnico-cientificos ;Visitas orientadas à comunidade externa.A administração do serviço de referência precisa estar envolta em um planejamento,para que seja conduzida de forma organizada;uma vez que,é neste setor que ocorre a interação entre o usuário ,o bibliotecário e a informação ,ocasionando,assim,a efetiva utilização da biblioteca e de seus recursos.Um dos instrumentos para verificar se a biblioteca está cumprindo seus objetivos é avaliá-la,através da avaliação é possível estabelecer as competências a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas com o intuito de corrigir e calibrar ações destinadas à melhoria tanto quantitativa como qualitativa do serviço,os bibliotecários precisam avaliar constantemente o serviço de referência,para que possam analisar se o serviço prestado configura-se como o almejado.Portanto,a avaliação é de grande relevância para as bibliotecas e bibliotecários,pois é através dela que se pode direcionar mudanças ,transformações,realinhamento ,manutenção e o fim de uma ação.


Resumo - avaliação do serviço de referência

RESUMO
CARVALHO,Francinne Grabrielle.COSTA,Reinaldo. Avaliação do Serviço de Referência nas dez maiores bibliotecas do sistema da UFMG.
É pelo setor de referência/informação que se realiza a transferência de informação necessária ao usuário para o seu estudo/pesquisa.Da mesma forma,expõe Guinchat y Menou(1994,p.347)"A difusão da informação é a razão de ser sua preocupação principal".Foi possivel observar que algumasm áreas e tecnicas podem representar um auxílio ao serviço de referencia rumo a sua própria evolução e aprimoramento.Dentre algumas dessas áreas,destaca-se a gestão do conhecimento.Sendo assim,a gestão do conhecimento levaria as bibliotecas do sistema da UFMG ,a mensurar com mais segurança a sua eficacia,tomar decisões acertadas com relação á melhor estrategia a ser aodotad em relação aos seus usuários/clientes e proporcionar serviços e produtos de qualidade de forma mais eficaz.Por tanto,para isso é necessária a conscientização por parte dos bibliotecarios a fim que adotem uma nova postura,a de gestor/ administrador/empreendedor do conhecimento,e da informação.Enfim a qualidade do serviço de informação está ligada aos interesses,desejos e necessidades de qualquer usuário.
Palavra-chave:Serviço de referência.Gestão do conhecimento.Avaliação de serviço.
Suênia da Silva Pessoa-10723186

Resumo - as práticas do profissional da informação

UFPB -UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNA: JOSILENE DE FÁTIMA BRITO DA SILVA MAT.: 10723182


RESUMO DO TEXTO AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERMANÊNCIAS E INOVAÇÕES


O serviço de referência mesmo considerado recente em relação a história das bibliotecas vem ganhando espaço dentro das unidades e constitui uma das principais funções que ela oferece. Pela importante prestação dê serviço a função de referência / informação foi considerada realmente importante para o profissional bibliotecário, pois através dela o usuário tem acesso necessário para o seu estudo e pesquisa.

A difusão da informação é a razão de ser das unidades de informação e deve ser a sua preocupação principal. Dando menção idoneidade do serviço de referência retomou-se a literatura biblioteconomia percebendo-se que no início o serviço de referência estava diretamente vinculado a um departamento de mesmo nome no uso das obras a função do departamento era a de auxiliar os leitores. Deferindo-se como auxílio o serviço de referência prestado pelo bibliotecários ao usuário que precisa de ajuda para encontrar livros ou dados necessários a qualquer espécie de estudo ou a outro objetivo particular. Torna-se imprescindível este serviço de referência de acordo com o tamanho do espaço físico das bibliotecas. A biblioteca digital de teses e dissertação da UFMG: disponibiliza na íntegra, para as comunidades interna e externa a produção científica oriunda dos 62 programas de pós-graduação sericto sensu da universidade.

Na administração do serviço de referência é preciso atribuição de méritos e valores para conduzir um planejamento que induza de forma perfeita e organizada a interação entro o usuário e o Bibliotecário. Efetivando assim a utilização da biblioteca e seus recursos na avaliação das dez maiores bibliotecas verificou-se um perfil dos bibliotecários de referência que a maioria é do sexo feminino e que uma minoria é do sexo masculino. Os bibliotecários de referência precisam saber com exatidão a finalidade do serviço a ser prestado. É o serviço no qual o bibliotecário mantém um contato direto com público sendo este pessoal on-line ou por telefone. Atendendo as suas questões de pesquisas e suas dúvidas tentando da melhor forma de atendimento na busca de auxílio e estratégias para divulgar um serviço de referência com dados exatos de informação.

Portanto, para isso é necessário a conscientização por parte dos bibliotecário a fim que adotem uma nova postura a de gestor, administrador, empreendedor do conhecimento e da informação.

Resumo - serviço de referência virtual

UFPB -UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: JESIEL GOMES
ALUNA: JOSILENE DE FÁTIMA BRITO DA SILVA MAT.: 10723182


RESUMO DO TEXTO SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL


Numa biblioteca pública ou privada de livros e documentos congêneres para estudar, leitura e consulta. As bibliotecas mudaram ao decorrer do tempo, ficando mais moderna e em face da disponibilidade de recursos tecnológicos, virtualmente existe como potência, mas não realmente com possibilidade de realizar-se informando, dizendo daquilo que por meios eletrônicos, constitue representação ou simulação de algo real. Sendo assim necessário a ajuda pecuniária ou de outra ordem dada a qualquer empresa ou particular (Biblioteca ). Introduzindo , estabelecendo, inserindo uma coisa na outra através do ato ou efeito de servir exercendo cargos ou função obrigatória que é ddo aquele bibliotecário que superintende uma Biblioteca. E esta é a essência na prestação de serviço de referência, com objetivo de atender ao usuário, o bibliotecário que presta serviço de referência virtual, visa atuar maximinizando recursos assumindo uma posição fundamental, uma vez que ele é o agente responsável por garantir a informação com credibilidade e em tempo hábil. Isso exige uma base de conhecimentos sólidos, raciocínio lógico flexibilidade e atuação constante.

Referência Virtual é um serviço de referência iniciado eletronicamente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outra tecnologia da Internet para se comunicarem com a equipe de referência sem estar fisicamente presente. O bibliotecário de referência tem como característica se destacar em projetos on-line e se especializam no manuseio das tecnologias e das obras existentes na rede. Exponencialmente a produção de conhecimento impele as bibliotecas a criarem acordo de cooperação efetivando os catálogos, redes cooperativas de catalogação e atualmente em bibliotecas digitais e bibliotecas virtuais.

A referência virtual acaba promovendo discussões objetivando os serviços de informação e baseia-se na Internet, com a mediação humana que contribui para o seu desenvolvimento. Uma rede cooperativa que providencia recursos de infra-estrutura computacional suporte financeiro, suporte técnico, conhecimentos para seus participantes, atuando como um corpo diretor estabelecendo políticas, diretrizes e procedimentos que orientem a oferta desses serviços pelos participantes. Apresentando aos profissionais da área de informação que atuam em bibliotecas ou em outras organizações a tendência e aspecto da referência virtual.

Resumo - serviço de referência virtual


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFa: Dra. ISA MARIA FREIRE
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: ANTONIO MARTINS DA SILVA JÚNIOR – 10723158




SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VIRTUAL: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM BIBLIOTECAS BRASILEIRAS

Com os avanços tecnológicos e eletrônicos as bibliotecas estão procurando se especializar e modernizar os seus serviços, oferecendo aos usuários produtos que possam atender as demandas e necessidades de cada um. Como já sabemos que o serviço de referência de uma biblioteca tem como finalidade prestar assistência ao usuário e favorecer o acesso as fontes de informação de acordo com as necessidades de cada um, o texto estudado apresenta mais uma ferramenta de grande importância para os usuários que necessitam de fontes informacionais e que não possuem muito tempo para ir a uma biblioteca. Esse serviço é o Serviço de Referência Virtual (SRV), que foi criado com o objetivo de otimizar a relação entre os usuários, bibliotecários e fontes informacionais, e atender a uma demanda pré-existentes, requerendo assim serviços mais dinâmicos, interativos e personalizados, além de servir como uma ferramenta complementar para as bibliotecas. Atualmente muitas bibliotecas dos países de primeiro mundo já utilizam esse serviço, onde os usuários usam os meios eletrônicos para se comunicarem com as equipes de referências das bibliotecas, buscando informações para as suas necessidades de pesquisa e estudo.

Resumo - avaliação do serviço de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
PROFa: Dra. ISA MARIA FREIRE
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: ANTONIO MARTINS DA SILVA JÚNIOR – 10723158




AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NAS DEZ MAIORES BIBLIOTECAS DO SISTEMA DA UFMG.

AS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERMANÊNCIA E INOVAÇÕES

O texto teve como objetivo avaliar os serviços de referência prestados pela as dez maiores bibliotecas do sistema bibliotecário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Através dessa avaliação foi constatado que o serviço de referência vem se tornando uma ferramenta muito importante nas bibliotecas nos dias atuais, principalmente nas bibliotecas universitárias, uma vez que é nesse serviço que ocorre a interação entre usuário, o bibliotecário e a informação, ocasionando a efetiva utilização das bibliotecas e de seus recursos. E que para isso ocorra, o serviço de referência precisa estar envolta de um planejamento, para que seja conduzida de forma eficaz e eficiente. E uma participação muito importante nesse processo é a gestão do conhecimento que pode possibilitar uma nova maneira de administrar, por que está ligada à capacidade das empresas utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimentos, desenvolvendo maneiras inovadoras e garantindo aos usuários, que a informação gere conhecimento. Assim os bibliotecários devem tomar nova postura com relação aos serviços e produtos oferecidos por sua organização, para poderem gerar uma boa qualidade nos serviços e atender as necessidades dos usuários.