UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: Disseminação da Informação I
ALUNA: Maria Auxiliadora Costa Dias
MATRÍCULA: 10723164
RESUMO
O texto aborda o serviço de referência, apresentando, dentre outras coisas, o seu processo evolutivo. Este serviço surgiu desde o início do surgimento das unidades acadêmicas que levaram o surgimento do procurar entender, ou seja, surgiram perguntas que demandaram respostas e resultaram no destaque ao serviço de referência que está intimamente ligado a pergunta e a resposta, a procura e ao encontro. A expressão SERVIÇO DE REFERÊNCIA, vem diretamente do inglês “REFERENCE WORK, tendo como raiz o verbo referir, do latim, REFERRE, que significa: indicar, informar. Segundo FIGUEIREDO (1992), a primeira referência vaga e indireta, a este serviço, ocorreu durante a 1ª conferência da American Library Association em 1876, quando Samuel Sweet menciona a relevância do auxílio aos leitores. E, em 1930 é apresentado, por James I. Wyer, o primeiro manual escrito sobre o serviço de referência. No Brasil, o serviço de referência foi inaugurado em 1910, pela biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, porém, a seção de referência só foi organizada reconhecendo a sua utilização para a pessoa que busca informação para quaisquer finalidade, em 1944. FOSKETT (1969) diz que o serviço de referência vai de uma vaga noção de auxílio aos leitores ao seviço de conhecimento destes. É o diálogo, o olho no olho, a face na face. GROGAN (1995), diz que equívocos como o de reduzir o serviço de referência simplesmente ao conteúdo de obras de referência ou o de que seus serviços limitam-se à bibliotecas de referência devem ser identificados e evitados pelo bibliotecário. O principal objetivo do serviço de referência é auxiliar o consulente quanto a recuperação da informação e para isso MARTINS; RIBEIRO (1979) E LITTON (1979) apresentam três estilos: conservador, moderado ou liberal. GROGAN (1995), questiona a existência ou não de teorias sobre o serviço de referência, considerando clara a necessidade da aliança entre teoria e prática para melhor desenvolvimento do serviço de referência. E, para que os objetivos do serviço de referência se concretizem é importante, dentre outras coisas, haver interação do serviço de referência com as demais unidades da biblioteca, relação recíproca entre o serviço de referência e de aquisição e tanto biblioteca quanto bibliotecários precisam crescer e evoluir nas novas técnicas de atendimento.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
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