quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Serviço de referência - resumo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO:BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO I
ALUNO:RAIMUNDO NORMANDO MADEIRO MONTEIRO
MATRICULA: 10723178

PROCESSO EVOLUTIVO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA

EmanuellaBarbosa
Fabiana Souza
Grace Belo
Marcos Soares
Noé Parisi



Resumo


Inicialmente as bibliotecas eram localizadas em mosteiros e em posterior passaram a entregar nos meios acadêmicos, proveniente do surgimento das inúmeras universidades, só assim foram surgindo os serviços de referências, que serviam como auxilio ao usuário, surgindo em 1930, quando James I. Wyer, apresentou o primeiro manual escrito sobre serviço de referência. Já no Brasil, o serviço de referência foi inaugurado em 1910, e só organizado em 1944, utilizado para o usuário que busca informação. O serviço de referência atende tanto ao auxilio ao usuário como também a um serviço de informação altamente especializado, atendendo aos diversos tipos de leitores, conforme Ranganathan, em suas leis. Com o decorrer do tempo novas tecnologias foram surgindo, e os serviços de referencias foram se evoluindo, com a criação de sistemas automatizados. Um dos objetivos do serviço de referencia, é que haja por parte dos profissionais da área uma prestação de serviço que atenda aos anseios do pesquisador com relação a informação desejada, prestando um serviço de qualidade e também quanto da disponibilidade de materiais necessários, como orientar o usuário quando da busca da informação, deixando que o mesmo busque a resposta a sua informação. Além dos serviços de referencias as bibliotecas podem disponibilizar um serviço de xerox. Um dos pontos fundamentais nas bibliotecas com relação ao serviço de referencia, é uma aliança entre teoria e prática, para manter o desenvolvimento do serviço, solucionado assim os problemas dos leitores, sendo este o principal objeto do serviço de referencia. Uma atividade de biblioteca não está apenas restrito ao trabalho externo, também o diretor deve convocar reuniões dos funcionários e chefes, no sentido de promover um estudo melhor da biblioteca na elaboração de metas. Portanto conclui que a evolução das bibliotecas em relação aos serviços de referencias veio beneficiar não só o profissional da área em relação a execução dos serviços, mas também o usuário com relação a recuperação da informação com mais rapidez, visando o melhor desempenho funcional da instituição, englobando a preservação, a recuperação e disseminação da informação. Para um bibliotecário de referencia, é preciso que haja a necessidade do contato direto entre ele e o usuário, sem perder de vista a qualidade do serviço prestado e a informação desejado a ser recuperada.

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