UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
ALUNA: MÔNICA SOARES DA SILVA MAT.:10716147
Resumo sobre Serviço de Referência
As bibliotecas, no passado, eram essencialmente coleções. Com o surgimento das universidades tornou-se um dos setores denominado serviço de informação e assistência aos leitores na biblioteca. No Brasil o serviço foi inaugurado em 1910, porém só foi organizado em 1944. Segundo GROGAN (1995) ocorreu ainda alguns equívocos no serviço de referência e cabe ao bibliotecário identificá-los e evitá-los.
O serviço de referência tem como objetivo servir e auxiliar o usuário na recuperação da informação. Pode ser adotado, segundo MARTINS;RIBEIRO(1979), um dos três estilos: conservador, moderado ou liberal.
Para melhor desempenho funcional de uma instituição os objetivos de uma biblioteca são:a preservação,recuperação,disponibilização e disseminação da informação,atuando de forma prática e eficaz por meio de vários suportes informacionais, trabalhando em conjunto com as novas tecnologias.
Diante a evolução do serviço de referência, o profissional deve se adaptar e buscar renovações dos seus conhecimentos, crescer e evoluir as suas técnicas de atendimento.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário