UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
ALUNA: WENDY-ANNA ALBUQUERQUE LOPES.
MATRICULA: 10723159 2009.2
RESUMO
O texto trás em forma geral, um entendimento direto sobre o serviço de referência, de como ele é de extrema importância em uma biblioteca, e de como nem um meio mecânico ou tecnológico poderia substituí-lo. Como afirma o auto:
“Em 1930, James I. Wyer, apresentou o primeiro manual escrito sobre o serviço de referência, afirmando que não era possível organizar os livros de forma tão mecânica, tão perfeita que dispensasse o auxílio individual para sua utilização.”
O serviço de referencia tem como uma de suas finalidades auxiliar o usuário em sua pesquisa (disponibilizando o material necessário para sua pesquisa, e orienta-lo de como é a melhor forma de usar aquele material). Mais o bibliotecário de referência deve deixar o usuário livre para que ele possa desenvolver da melhor maneira suas pesquisas. Porém o bibliotecário deve estar sempre pronto a responder da melhor maneira possível às questões que lhe forem levantadas.
O serviço de referência é a porta de entrada de uma biblioteca, o seu cartão de visita, pois as pesquisa que o usuário faz, normalmente se inicia neste serviço. Como afirma o autor:
O serviço de referência é uma atividade da biblioteca em que a demanda de pesquisa e consulta ocorrem com mais freqüência. Cabe ao bibliotecário de referência encaminhar o usuário ao setor onde se encontra o material requisitado.
Desta forma podemos entender a real importância do serviço de referência, e de como o bibliotecário que trabalha neste setor deve ser (ou se tornar), uma pessoa com amplo conhecimento da biblioteca em que trabalha, seja ela, especializada ou não.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário