quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Serviço de referência - resumo

Jéssica da Costa Silva


Antigamente as bibliotecas eram basicamente coleções que com o surgimento das primeiras universidades deu-se início a uma seção independente, nessas bibliotecas, que foi denominada “SERVIÇO DE REFERÊNCIA”.A palavra “SERVIÇO DE REFERÊNCIA” vem da tradução do inglês "REFERENCE WORK" que vem do latim referre, que significa: indicar, informar. Segundo FIGUEIREDO (1992), historicamente, pode-se afirmar que a primeira alusão aos serviços de referências ou auxílio ao leitor ocorreu durante a célebre 1ª conferência da American Library Association em 1876, quando foi mencionado por Samuel Sweet Green a relevância do auxílio aos leitores em relação ao uso da coleção. No Brasil, o serviço de referência foi inaugurado em 1910, porém este só foi organizado em 1944, quando foi reconhecida a grande utilidade à pessoa que busca qualquer que seja a informação utilizando-se deste serviço.
O objetivo do serviço de referência principal é auxiliar à pessoa que busca determinada informação a respeito de um tema, acontecimento ou qualquer que seja a informação.Com a grande evolução das tecnologias utilizadas no atual serviço de referência, os profissionais que atuam na área precisam e devem buscar qualificações e também renovar os conhecimentos já adquiridos durante toda a vida profissional, tendo em vista que, conhecendo meios práticos e ágeis para desempenhar seu papel como profissional na área de serviço de referência este terá maior facilidade em lidar com problemas que poderão vir a acontecer.

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