quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Serviço de referência - resumo


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
DISCIPLINA: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PROF°: JESIEL FERREIRA GOMES
CURSO: BIBLIOTECONOMIA
ALUNO: ANTONIO MARTINS DA SILVA JÚNIOR - 10723158



Resumo do texto: Processo Evolutivo do Serviço de Referência

Com a explosão documental e o surgimento das primeiras universidades, um setor de fundamental importância surgiu, o serviço de referência com o objetivo de auxiliar os leitores e até prestar um serviço de informação mais especializado como a recuperação da informação. Segundo MARTINS; RIBEIRO (1979) e LITTON (1979) podem ser adotados três estilos para o serviço de referência: o conservador, que disponibiliza os materiais necessários e orienta o leitor no desenvolvimento da pesquisa, mas onde o próprio leitor é quem deve conseguir as respostas; o moderado, aquele que disponibiliza serviços extras como xerox, bibliografias, referenciais e etc., além de pesquisa mais completa, admitindo as bibliotecas que operem como agências de informação; e o liberal, que desenvolve ajuda ilimitada aos leitores, equiparado por um serviço total, dispondo de materiais e recursos externos para facilitar o trabalho dos usuários. Mas atualmente com o avanço tecnológico, o serviço de referência, tem que possuir profissionais que se adaptem e busquem novos conhecimentos, no sentido de aperfeiçoar suas técnicas de atendimento e para está sempre pronto para as demandas dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário